Usina de Letras
Usina de Letras
260 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50575)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Não Acredito -- 12/09/2003 - 10:32 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


NÃO ACREDITO EM QUEM NÃO ACREDITA

(por Domingos Oliveira Medeiros)



Não consigo entender como certas pessoas, que se dizem descrentes de Deus - ou de qualquer crença ou religião -, possam encontrar sentido para a vida. Penso que quem não acredita na existência de um Ser Superior, nas coisas afetas ao plano do sobrenatural, que transcendem, portanto, ao plano material e finito de nosso mundo, está muito doente e, portanto, necessitando de ajuda.



No meu caso - e também da grande maioria dos habitantes deste planeta -, ainda que houvesse alguma dúvida quanto à existência desse Ser Supremo, quando menos, para todos nós, cristãos, seria suficiente acreditar nos ensinamentos a Ele atribuídos; ensinamentos que, inegavelmente, são as melhores indicações para que caminhemos em sintonia com o roteiro ideal para andar pelos caminhos que nos conduzirá ao amor, na acepção ampla do termo.



Deus, ainda que fosse uma mera invenção humana-, é sinônimo de caridade. De fraternidade. De humildade. De cooperação. De misericórdia. E muito mais: Deus é amor. Portanto, presume-se: quem não acredita em Deus, em tese, não acredita no amor. E a vida sem o amor não tem qualquer sentido. Disso não se pode duvidar.



Evidentemente que este mundo não se esgota em si mesmo. Não começa e termina nesta galáxia. Há um propósito maior, consubstanciado na própria beleza e complexidade da natureza. Depois, pensar o contrário, seria admitir que, há mais de dois mil anos, toda a humanidade estaria sendo enganada. Que teria firmado um acordo para admitir que Deus existe, apenas por conveniência. Conveniência de quem? E os que pensam em contrário? Cientistas, Escritores, livres pensadores? Estariam concordando com essa “farsa”?



De qualquer modo, se eu não acreditasse em Deus, o mínimo que poderia fazer seria ficar calado; não iria alardear esta minha descrença, para não revelar a minha fraqueza; fraqueza de não ter tido, ainda, a felicidade de encontrar um verdadeiro sentido para esta vida.



E, no meu silêncio, tentaria descobrir se seria possível, realmente, viver sem um propósito divino. Que ultrapassasse este plano material e inferior em que vivemos. Em meio a desconfiança, à vaidade, às guerras e ao desamor. Principalmente, tomaria cuidado para não tentar, obsessivamente, arregimentar pessoas para compor a equipe triste e minoritária dessa doença da alma que é a descrença. Descrença calcada na falta de amor. Na falta de Deus.



Em 12 de setembro de 2003

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui