Usina de Letras
Usina de Letras
50 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62201 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10353)

Erótico (13567)

Frases (50601)

Humor (20029)

Infantil (5428)

Infanto Juvenil (4762)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Acareação -- 27/05/2001 - 15:58 (Renato Rossi) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Quando o terceiro diz que ouviu do segundo que falava em nome do primeiro que o segundo disse e o primeiro diz que nada disse para o segundo o que o terceiro diz ouvido e o segundo diz que disse ao terceiro o que o primeiro disse mas que é diferente do que o terceiro falou, não há dúvida: é necessária uma acareação. Melhor dito, há dúvida, mas a acareação parece imprescindível embora seja ingênuo imaginar que esclareça alguma coisa. As versões poderão mudar, mas dificilmente haverão de convergir. A esperança é que se enrolem em suas próprias mentiras.

O brasileiro, que sempre teve a pecha de só entender de futebol, aos poucos vai se aculturando. Foi assim com a diverticulite do Dr. Tancredo, com dos desvios de nosso Nicolau mais famoso, com os "oscares" tangenciados e tantos outros temas que movimentaram a opinião pública nos últimos anos. Até de plataforma petrolífera para extração em águas profundas estamos entendendo agora, infelizmente a um preço aparentemente alto. Mais recentemente surge o tema das rãs e pererecas. Isto sem falar nas novelas que, além de novos idiomas e posições para o amor, sempre trazem algum tema para a instrução do povo.

Falam mal do brasileiro, mas que povo no mundo haveria de parar para ouvir tantos "Vossas Excelências", sem falar em palavras mais difíceis como as proferidas pelos eminentes debatedores? Que outro povo ouviria com atenção perguntas com mais de dez minutos e repostas com menos de dez segundos? Não sei, mas desconfio que por trás destes "Vossas Excelências" haja alguma ironia, um segundo sentido, mas mesmo que assim seja, fico pasmo com tamanha demonstração de civilidade. E o povo vai aprendendo, o dia a dia vai ficando mais ameno, mais civilizado.

- Vossa excelência poderia me passar sua carteira, considerando que o presente ato nada mais pe do que um assalto?
- Pois não senhor, permita-me contudo reter os documentos.
- Pois não, parece justo
- Obrigado, muitíssimo obrigado

Pode parecer um formalismo excessivo, mas é melhor que a truculência de outros tempos, muito mais polido que estes carnês de IPTU que já vêm falando em multa, estabelecendo datas limites, dizendo que se você não pagar as ruas vão ficar sujas.

Quando surge um tema novo, sempre é bom verificar o real sentido das palavras. Valho-me de meu Dicionário Globo em CD que diz: Acarear - tr. dir. Pór cara a cara; pór em presença umas das outras (testemunhas) para confrontar suas declarações; atrair com carinhos; granjear; tr. dir. e ind. cotejar, confrontar. (De cara.).

Lendo assim, penso que deveriam ter chamado a Marília Gabriela.


Escrito em 04.05.2001

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui