Usina de Letras
Usina de Letras
130 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22533)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50587)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Sobre Gilberto Freire II- mscx -- 12/09/2003 - 01:28 (m.s.cardoso xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Sobre Gilberto Freire:

M. s. cardoso xavier



Gilberto Freire deixou de pensar com Rui Barbosa e escrever com Euclides da Cunha.

Muito original. Processos intucionais. Genial intérprete da cultura brasileira. Renovador criativo da ciência sociológica. Ensinou como se fazer sociologia. Criador da Sociologia. Humanista científico, fundamentado na epistemologia. Ciência construção conceptual – elementos simples, mensuráveis positivismo.

Obra: “Princípios de uma nova ciência”, autor Giam Baptista Vicco, categorias próprias; Dilthey, a natureza se explica, a cultura se compreende. (história do espírito, símbolos, valores).

Nexos de causa e efeito; o rigorismo científico não é suficiente para explicar a riqueza do humano.

Émile Durkheim, obra: “As regras do método sociológico” trata fenômenos, como coisas. Emile Durkheim mostra apenas um lado. Tem-se que observar o axiológico.

Miguel Reale, expoente da cultura brasileira, inclusive jurídica, “o específico do homem é conduzir-se”. a ação é dirigida para algo, algum valor.

Processos intuicionais: Henry Bergson – filosofia abstrata, é um método, idéias plenas de circunstâncias.

Valor da intuição, importante para captar, modo de conhecimento intelectual, inefável simpatia para nos transportar com o interior do objeto.

Devir perpétuo da realidade. O eu vive o presente com a memória do passado vislumbrando o futuro. Estas durações vividas é a consciência em fluir contínuo (Bergson), Devir – Duração – Consciência.

O trabalho de Gilberto Freire reflete esta filosofia do pensar e da ação, historicamente datados e situados. Gilberto Freire evita o rigor epistemológico. Sua obra tem sensorialmente um sabor próprio.

Para o estudo do humano não deve-se priorizar só a natureza, mas a arte e a cultura.

Fenomenologistas – Empiricistas.

O mundo social é descontínuo. Ressalta aspectos qualitativos do social. Para Gilberto Freire, a sociologia é ciência anfíbia. Para Miguel Reale, a sociologia é ciência explicativa. O social transcende o sociológico; o global da realidade social. A sociologia de Gilbeto Freire é barroca, empiricista, pituresca, pluralista, com combinações de métodos. Tudo foi objeto da sociologia.

Três obras mestras de Gilberto Freire: Casa Grande e Senzala; Sobrados e Mocambos e Ordem e Progresso.

As obras literárias são instrumentos valiosos na análise do social, na concepção de Gilberto Freire. Método multilateral, o exprimir da obra literária.

Grandes pensadores como Platão, Santo Agostinho, Ortega e Gasset, Miguel de Unamuno e Sartre valorizaram os processos intucionais. A sociologia é explicativa e compreensiva. Algum pensador brasileiro disse de Gilberto Freire: “O gênio se pintou a si mesmo no mais profundo dos retratos”

Paulo Prado: O retrato do Brasil, grande obra literária.

Há a visão pessimista, ou seja, de que o Brasil, pela sua miscigenação, “não tem jeito”. Há aquele complexo de inferioridade na cultura brasileira, de deglutir primeiro a cultura européia.

“Insurgências e Ressurgências”, outra obra de Gilberto Freire, nela o autor defende-se das acusações de luso-brasileirismo..

Nomes representativos do estudo destas questões: Manoel Bonfim, Darcy Ribeiro e Azevedo Amaral.

O compositor alemão Wagner foi acusado de nazista, porém resgatou as estórias e canos medievais.

O filósofo Heidegger elogiou o nazismo, pertenceu ao dito partido; tudo indica que foi para conseguir ser reitor da Universidade alemã.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui