Usina de Letras
Usina de Letras
221 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Aos amigos da FAB -- 24/07/2007 - 13:22 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Amigos Fabianos,

Ninguém ignora o aviltamento recente pelo qual passou a Medalha do Mérito Santos Dumont, bem descrito pela mídia escrita e na correspondência em anexo por oficiais inativos do Exército Brasileiro. Leia, por favor.

Entretanto, não se tem ouvido, lido ou sabido sobre manifestações de repúdio pela inexplicável atitude do comandante da Força Aérea. Tal silêncio não significa aceitação da estapafúrdia homenagem, cujo objetivo só pode ter sido agradar ao (des)governo ao arrepio do regulamento da honrosa comenda.

Encontro-me entre os inconformados. Mas não estou só. Recebi consulta de outros oficiais inativos da FAB sobre devolução ao Comandante da Aeronáutica da comenda MÉRITO SANTOS DUMONT muito nos honrou, quando havia decência,
coerência e realmente mérito para recebê-la.
Lamentavelmente, não mais seriamos mais os pioneiros (anexo).

Assim, encaminho ao prezado amigo para conhecer seu pensamento à respeito. Dependendo da aceitação, breve você saberá o próximo passo.
Mesmo que discorde, qualquer idéia será igualmente importante.

Repasse, por favor.

Grande abraço

Luiz Sérgio de A. Ferreira

Coronel Aviador (sempre).


***

Anexo (Cartas):

Porto Alegre,RS , 21 de julho de 2007.

RUI GARAVELO MACHADO

MEDALHA SANTOS DUMONT

*... nada mais indigno....

Sei que a idade nos prega algumas peças , por exemplo , no lugar do pai exigente/disciplinador/educador , nos transformamos no avô condescendente/compreensível e frouxo .
É natural ; dizem , inclusive , que avô é para deseducar.

O que não entendo é a Autoridade Militar - mesmo os mais velhos/experientes , aceitar o papel de bobos.

Vejam , para exemplificar :

- só um alienado total e absoluto concederia uma Medalha por BONS E RELEVANTES SERVIÇOS PRESTADOS À FAB E/OU À AVIAÇÃO BRASILEIRA ao Sr ZUANAZZI e à Sra DENISE.

Entre os 180 milhões de habitantes - ou pouco mais - do País , talvez não existam dois menos indicados . Com esforço de memória , talvez , fossem acrescentados a esta lista uma centena de petistas/lulistas mais furiosos .
Só talvez .

O Sr ZUANAZZI e a Sra DENISE podem perfeitamente representar as Autoridades mais incompetentes/incapazes/sem méritos /inadequadas /desqualificadas e despreparadas e que estão envolvidas no Sistema de Tráfego/Transporte Aéreo Nacional .

Pois bem , ontem , pelas mãos do Cmt FAB foram condecoradas com Medalha SANTOS DUMONT por " relevantes e bons serviços prestados ".
Ou é uma ironia e uma demonstração pública de deboche do Cmt FAB ou é um largo gesto de bajulação a queridinhos do Sr LULA e/ou da Sra DILMA .

Quem sabe foi um gesto para agradar a Sra DILMA ?

Sei - por idoso - que a gente com o passar do tempo/idade vai modificando , vai ficando mais tranqüilo , menos arrogante - normalmente - e desculpando a todos e a tudo , no entanto , não quero aceitar que se perca , além da memória , a dignidade :

- medalhar o Sr ZUANAZZI e a Sra DENISE só se for por omissões/falta de competência/falta de qualificações para os Cargos e coisaetal ; NUNCA por bons serviços - claro , eles prestam um bom serviço à causa petista/lulista , porém , isso não os faz merecedores da Medalha SANTOS DUMONT.
Coitado do PAI DA AVIAÇÃO ; deve estar se retorcendo no túmulo.

Meninos, eu vi o Cmt FAB condecorando o Sr ZUANAZZI e a Sra DENISE, também , ser condecorada.

Pobre FAB.

Pobre País.

Cordialmente

RUI GARAVELO MACHADO
Amigos para sempre e um pouco mais

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX


FORÇA AÉREA, DESPERTA !

Ternuma Regional Brasília

Pelo Gen Div Murillo Neves Tavares da Silva

Lembro-me que, ainda garoto, conversando com meu pai que, como major do quadro de estado-maior da ativa, foi chefe da Seção de Operações do 6º Regimento de Infantaria, na campanha da Força Expedicionária Brasileira, na Itália, ele teceu referências bastante elogiosas ao famoso esquadrão aéreo Senta a Pua, cujos pilotos - orgulho da Força Aérea Brasileira até hoje - tinham sua perícia, seu arrojo e sua coragem elogiados por aviadores de todos os países que tinham representação na Itália. Como oficial, em inúmeras missões apoiadas pela FAB, pude constatar que tais virtudes continuavam a ser uma demonstração da sólida formação profissional dos meus companheiros alados. Desnecessário lembrar os excepcionais serviços prestados pela gloriosa equipe azul em toda a Amazônia, onde, durante muito tempo, ela operou os famosos Catalinas, pousando em rios distantes para apoiar os militares do Exército, em suas guarnições isoladas, e as populações ribeirinhas, com ações cívico-sociais. E do Correio Aéreo Nacional, com atuação, inclusive em países vizinhos, fazendo uma diplomacia efetiva, sem a podre contaminação ideológica desses marcos aurélios da vida, quem não ouviu falar?

Pois bem, essa Força Aérea era, até bem pouco tempo, responsável, digamos assim, por tudo que se relacionasse com aviação no Brasil. Obviamente, as coisas funcionavam e, apesar das neblinas, das chuvas, das pistas e tantas outras razões, hoje apresentadas como motivo para os desastrados "apagões", havia respeito nas relações usuários/prestadores de serviço e os aviões, ressalvados atrasos comuns em qualquer lugar do mundo, voavam sem maiores problemas. De repente, como sempre são as decisões imbecis, começaram a achar que tudo estava errado, particularmente porque eram os militares que estavam à frente do sistema. Pouco a pouco, foi sendo tramado o desprestígio de quem realmente sabe o que é voar e como voar. Primeiro, até porque movimenta verbas muito apetitosas, foi a Infraero para controlar os aeroportos. Falar das falcatruas seria cansativo. A imprensa já escancarou as portas da corrupção e da incompetência, da prioridade às maquiagens aeroportuárias em detrimento da segurança, do cabide de emprego e do compadrio em fornecimento de materiais e serviços.

Depois, algum gênio esquerdinha, inescrupulosamente ofendido com a excelência da atuação dos "gorilas torturadores", imaginou a criação de uma agência, a famigerada Agência Nacional da Aviação Civil, para substituir o Departamento de Aviação Civil (o velho e eficiente DAC).

Trocava-se, assim um experimentado brigadeiro, com alguns milhares de horas de vôo, por um civil que, quem sabe ?, nem carteira de motorista precisa ter, quanto mais brevê de piloto. No momento, a tal ANAC é chefiada - pelo que me contaram ou pelo que li, não me lembro bem... - por um amigo de um ex-marido de alta autoridade. Se for verdade, acho que só essa condição é muito pouco para tanta responsabilidade.

Não me lembro de ter lido, nem mesmo na Internet, alguma reação a essas manobras de esvaziamento da FAB. Como também não soube de insatisfação com a compra de aviões velhos recuperados, em vez dos indicados pelos estudos da Força. Parece que a compra do Aerolula, também maldosamente apelidado Aero51, teria tido um efeito de anestesia, embora muito poucos tenham o privilégio de pilotá-lo e até mesmo de entrar nele. Mandaram-me pela Internet, cópia do contracheque do pessoal militar, em fins de 2005 ou 2006, em que constava o retrato do Presidente LULA, em evidente culto à personalidade ou em evidente "puxassaquismo " explícito. Como podia ser montagem das elites, procurei confirmar com um bom amigo aviador e ele me disse que era verdade. Depois a imprensa noticiou que a primeira turma de mulheres formadas na Academia da Força Aérea teria convidado a Sra. Marisa Letícia para paraninfá-la e, além disso, a presenteara com um belíssimo quadro. Divulgou-se, mais tarde, que tudo fora armado pelo próprio Comandante da Aeronáutica, que providenciou a feitura da carta, com a qual desceu na Academia, acompanhado pela Sra Marisa, e fez as moças assinarem como se fosse coisa delas. Essas demonstrações sempre
enfraquecem os que pensam em beneficiar-se delas, mas nunca são feitas sem o beneplácito dos homenageados. Às vezes, há até incentivos.
Sobre o episódio dos controladores de vôo, militares encontrando-se com o ministro da defesa (trato-o com minúsculas, porque não há letras menores...) e, depois, com um ministro civil e uma funcionária federal, para solucionar seus problemas funcionais, sem que os brigadeiros da cadeia de comando fossem consultados ou considerados, nem cabem mais comentários. Agora, para mostrar serviço, o apedeuta que nos governa mandou a Polícia Federal ( a mesma que o deixou amuado quando pescou seu irmão lambari) fazer um inquérito paralelo ao que, por dever de ofício, a comissão de investigação e prevenção de acidentes da FAB (CENIPA) sempre fez com absoluta correção. Por quê ? A CENIPA já não sabe fazer ? Só para concluir essa seqüência de fatos que desgastam qualquer instituição, recordo o sórdido episódio da queima de documentos reservados na Base Aérea de Salvador, montado pela Rede Globo e que, em inquérito, ficou provado que era falsidade. Há um brioso Coronel Aviador ( com letras maiúsculas, sim) que está processando todos os envolvidos e participou sua atitude a seus superiores.

Até quando a Nação vai ver essa coisas acontecerem com nossa aviação militar ? Até quando vamos suportar o desrespeito às velhas águias que decolavam dos Afonsos e das novas águias que, hoje, se aninham em Pirassununga? Até quando o Brasil vai conviver com o aviltamento da figura do ínclito Brigadeiro Eduardo Gomes ?

Força Aérea, desperta! Acorda, gloriosa Força Aérea, antes que te cortem as asas...


XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

MEDALHA MALDITA

Constrangido, em face da concessão de Medalhas de Santos Dumont a diretores da Agência Nacional de Aviação Civil, o presidente da ANDEP - ASSOCIAÇÃO NACIONAL EM DEFESA DOS DIREITOS DOS PASSAGEIROS DO TRANSPORTE AÉREO, Cláudio Candiota resolveu devolver a medalha de Santos Dumont que havia recebido em 1989. Parabéns.
© 2001-2007 PONTOCRITICO.COM ®


XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Os serviços prestados que mereceram a outorga da Medalha do Mérito Santos Dumont só podem ter sido realmente à cúpula da Aeronáutica, porque aos passageiros a ANAC e similares só têm prestado desserviço tratando as pessoas como coisas inúteis.

Agora eu me pergunto: será que não existe mais decência nos homens que dirigem a nação brasileira? Será que o indivíduo, no momento que assume um cargo no governo Lula, perde a dignidade e se transforma num “cachorrinho de madame”, comendo nas mãos do Excelentíssimo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva? É deplorável que homens da estatura de um Comandante Militar, por uma boquinha na administração federal, deixa de lado anos de pundonor, dignidade, honra, altivez; traços do caráter do militar, e se transforma em um rato de esgoto. É assim que eu vejo esses ‘chefes’, em quem não votaria nem para síndico em meu condomínio.

Andam mal das pernas as FFAA brasileiras! De uns tempos para cá, os postos de comando vêm sendo ocupados por criaturas medíocres, covardes, que esquecem de zelar pelo nome da instituição militar, permitindo que o material deteriore dia a dia, que a tropa receba um salário aviltante, o menor de uma carreira de Estado. E, como não poderia deixar de ser, devido à sua incompetência e fraqueza moral, esses ‘chefes’ são tratados como sub espécie na hierarquia salarial da presidência da Republica. Eles merecem esse tratamento, pois não passam de uns borra bota, submissos. Uns ‘zero à esquerda’ fardados, que só têm proporcionado vergonha para a classe militar.

A Infraero, a Anac, etc., pouco estão se lixando com os passageiros. E desta forma os dirigentes são condecorados pelos ‘destacados serviços prestados à Aeronáutica brasileira ou, por suas qualidades ou seu valor’. Neste ‘apagão aéreo’ ocorrido nas últimas horas, com origem no Cindacta-4, por pane em um gerador, demonstra o total descaso com que se trata a coisa pública. Em qualquer empresa, seja uma sala de projeção de cinema, um hospital, uma indústria, e até em unidades militares, sempre existem geradores de reserva, que se ligam automaticamente, suprindo energia. Qualquer outro equipamento de relevância para um pleno funcionamento, deveria ter reserva. As pessoas sofrem como gado conduzido para o abatedouro.

Um alerta: No dia que os passageiros descobrirem que não são ‘cachorro, não’, e que os seus algozes estão bem ao seu lado, nas torres de controle de vôo, nas salas refrigeradas das agências da Infraero, da Anac, etc.; ali ao lado e dentro dos aeroportos, esse desrespeito à pessoa humana acabará para sempre. Nada como uma boa surra de cinto e fivela para colocar o trem nos trilhos!

Senhor comandante da Aeronáutica, estou começando a ter nojo de Vossa Excelência. Minhas esperanças tinham se renovado com a troca dos comandantes militares neste segundo mandato do presidente Lula; mas como diz o ditado popular, tudo “continua como dantes, no quartel de Abrantes!”. O presidente, como um ex-sindicalista, sempre às voltas com pelegos, e indivíduos de má formação moral, escolhe mal as pessoas para assessorá-lo. Não que faça de má fé. É que os seus amigos têm uma ficha pregressa de fazer inveja aos marginais de fundo de quintal que estão recolhidos em presídios de segurança máxima. (Essa criaturas medíocres lá estão por não gozarem do status de um ex-dirigente de prefeitura petista, como o senhor Antônio Palocci, o trambiqueiro queridinho de nove entre dez membros do Supremo Tribunal Federal). Escolhe mal os ministros para a pasta da Defesa. O único que ocupou este cargo com dignidade foi o vice-presidente da república, senhor José Alencar. O atual ministro da Defesa, Waldir Pires, em que pese o seu posicionamento político, não me parece um homem de má conduta, pelo contrário. Mas não tem o perfil para o cargo: falta-lhe conhecimento técnico. O resultado é um cidadão octogenário, que deveria estar em casa lambendo as crias; mas fica agarrado à função como um cadáver ambulante. Tenho pena do senhor Waldir Pires!

José Geraldo Pimentel
CAP QAO (R/1) EB

http://www.jgpimentel.com.br




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui