Usina de Letras
Usina de Letras
118 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62161 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10347)

Erótico (13567)

Frases (50573)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Ué!...Mas isso pode? -- 18/07/2001 - 18:34 (Georgina Albuquerque) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos





" Quando terminou o colégio e começou a estudar Direito na Universidade Nacional de Bogotá, a poesia continuava sendo o que mais lhe interessava na vida. Em vez de códigos, lia versos. Versos, versos e versos, diria hoje.(...) Seu interesse pelo romance começou na noite em que leu Metamorfose, de Kafka. Hoje se lembra como chegou à pobre pensão de estudantes onde morava, no centro da cidade, com aquele livro que um colega acabava de lhe emprestar. Tirou o paletó e os sapatos, deitou-se na cama, abriu o livro e leu: "Quando Gregor Samsa acordou certa manhã, após um sonho intranqüilo, viu-se transformado num monstruoso inseto." Gabriel fechou o livro, tremendo. "Merda", pensou, "então se pode fazer isso". No dia seguinte escreveu o seu primeiro conto . E se esqueceu dos estudos."





O trecho acima foi extraído do livro "Cheiro de Goiaba". Trata-se de um  registro das conversas entre Garcia Márquez e o seu amigo de juventude Plinio Apuleyo de Mendoza. (Editora Record - tradução de Eliane Zagury)



Tenho me surpreendido, não apenas no campo artístico ou literário, mas também na vivência político-existencial, com a auto-indagação freqüente: "- Ué!... Mas isso pode?"

A questão acarreta uma sensação tão generosa de liberdade, ainda que não se opte por desfrutar todas as permissibilidades, que me decidi a compartilhá-la com os demais usineiros.



Numa entrevista recente concedida pelo escritor colombiano (eu a assisti pela televisão, desculpem-me pela falta de mais registros), escutei-o complementando o fato narrado no livro. Dizia: " Ah, isso pode? Então quero ser escritor!"



Agora, complemento eu, o meu prudente mineirismo lançado desafiadoramente ao medo que o criou. Se quase tudo é possível, meus amigos, vou viver com mais fervor!...















































.



 



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui