Usina de Letras
Usina de Letras
130 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62181 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Humor-->UMA LIÇÃO APRENDIDA DESDE CEDO! -- 23/09/2008 - 18:14 (ANGELA FARIA DE PAULA LIMA) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos



UMA LIÇÃO APRENDIDA DESDE CEDO!

Quando digo que criança entende melhor das coisas da vida, lembro-me de Jesus dizendo: - Deixai vir a mim as criancinhas, pois é delas o Reino dos Céus... Elas têm um modo peculiar de resolver as coisas do dia a dia delas e, tendo uma mente mais limpa de conceitos enrustidos, são capazes de ver a situação com maior transparência que nós, adultos.

Para mostrar o que digo conto um fato pitoresco. Morei no Iraque por três anos e meio. A tensão já era grande por causa das duas guerras que aconteceram nesse período. Qualquer coisa a mais que acontecesse só fazia aumentar a pressão sobre todos nós que morávamos no acampamento brasileiro.

Minhas filhas sempre foram muito espertas nessa questão de escola e aprenderam a ler e escrever com muita facilidade. A mais velha com seis anos e meio, sempre saltava à frente dos outros alunos assim que compreendia uma sílaba nova. A professora perguntava tentando ouvir a resposta de outra criança mais lenta no aprendizado. Foi indo a professora perdeu a paciência e a repreendeu dizendo que ela não fazia vantagem, pois tinha uma mãe que ensinava tudo.

Ela ficou super chateada, pois nunca isso havia acontecido e ela estava descobrindo por si mesma. Chegou em casa chorando e dizendo que não queria mais ir à escola. E isso foi se repetindo várias vezes até que fiquei desesperada e, sem ter com quem mais conversar, sentei-me à mesa com as duas e perguntei já cansada:

-Escutem... O que está havendo? Porque será que a professora implica com a Rô e não implica com você Pri, que já sabe ler como sua irmã? A mais nova, com cinco anos – a diferença de idade era de um ano e meio – vinha logo na turma anterior e aprendia com a mais velha em silêncio total. Descobri por acaso que ela já estava lendo!

Pois foi essa menininha que me deu uma bela lição. Muito calmamente ela me disse:
- Eu acho que sei, mãe!

Eu então perguntei sem muito acreditar que tivesse a resposta:
-Então me diz!

E ela:
EU APRENDI QUE A GENTE NÃO DEVE CONTAR NADA PRÁ NINGUÉM! A PROFESSORA NEM SABE QUE EU SEI LER! NA ESCOLA, ATÉ NA HORA DA CONVERSA, EU NÃO CONVERSO!

Sábias palavras que nem sempre sabemos aproveitar!....

23/09/2008


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui