Usina de Letras
Usina de Letras
238 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Carta de Félix para Ary Leal -- 04/07/2007 - 13:51 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Caro Ary,

Quem sabe a Hebe possa mesmo encabeçar um movimento pra valer? É difícil, hoje em dia, pois todos os movimentos sociais, estudantis e de trabalhadores estão atrelados ao governo Lula, são carne e unha, bagos e estrovenga, caca e nhaca. Todas essas organizações não passam de organizações-pelego do PT: CUT, MST, CNB do B, UNE, PCdoB etc. Assim, mobilizar quem? As donas de casa?

Porém, não custa lembrar que para o sucesso da Contra-revolução de 1964 as mulheres tiveram papel fundamental, com a CAMDE. Assim, se alguém fizer alguma coisa, hoje, pelo Brasil, acho que será de parte de alguma mulher, porque os homens que poderiam fazer algo, por terem poder político e econômico, estão todos também grudados em Lula, dentro do eterno jogo de interesse que prospera neste reinado do patrimonialismo dos tempos de Pombal.

Atenciosamente,

F. Maier

P.S.: Abaixo, dois verbetes que tratam do assunto, extraídos de "Arquivos I - uma história da intolerância", de minha autoria, já disponível em Usina de Letras:

CAMDE - Campanha da Mulher pela Democracia: criada pouco antes das eleições de 1962, sob orientação de Leovigildo Balestieri (vigário franciscano de Ipanema, Rio de Janeiro), Glycon de Paiva e o general Golbery do Couto e Silva. “Eles convincentemente argumentavam que o Exército fora minado pelo ‘vício do legalismo’, que só mudaria se ‘legitimado’ por alguma força civil, e que as mulheres da classe média e alta representavam o mais facilmente mobilizado e interessado grupo de civis” (P. Schmitter, in “Interest, Conflict and Political Change in Brazil”, Stanford, California University Press, 1971, pg. 447). A CAMDE era uma organização feminina anticomunista, promoveu a “Marcha da Família com Deus pela Liberdade”, no dia 19 Mar 1964, em São Paulo (19 de março, Dia de São José, Padroeiro da Família), reunindo 500.000 pessoas, protesto que exigia o fim da balbúrdia e da carestia durante o Governo Goulart, e que antecedeu à revolução de 31 Mar 1964. No dia 2 Abr, a CAMDE reuniu 1 milhão de manifestantes no Rio de Janeiro para agradecer a interferência dos militares nos destinos do país, ocasião em que Aurélia Molina Bastos encerrou seu discurso dizendo: “Nós louvamos, nós bendizemos, nós glorificamos a Deus e o soldado do Brasil”. As mulheres do CAMDE de Minas Gerais ofereceram a Castello Branco, ainda antes de sua eleição, uma nova faixa presidencial, para que não usasse a tradicional, “já conspurcada pelos maus presidentes que o precederam” (O Estado de S. Paulo, 12 Abr 1964). Outras organizações femininas e grupos católicos atuantes em 1964, além da CAMDE: Liga de Mulheres Democráticas (LIMDE), (MG); União Cívica Feminina (UCF), organizada em 1962 (SP); Campanha para Educação Cívica (CEC); Movimento de Arregimentação Feminina (MAF), teve início em 1954, foi liderado por Antonieta Pellegrini, irmã de Júlio de Mesquita Filho, proprietário de “O Estado de S. Paulo”; Liga Independente para a Liberdade, dirigida por Maria Pacheco Chaves; Movimento Familiar Cristão (MFC); Confederação das Famílias Cristãs (CFC); Liga Cristã contra o Comunismo; Cruzada do Rosário em Família (CRF); Legião de Defesa Social; Cruzada Democrática Feminina do Recife (CDFR); Ação Democrática Feminina (ADF), Porto Alegre, RS.

IPES - Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais: fundado em 1961 no Rio de Janeiro pelo coronel Golbery e um grupo de empresários anticomunistas, dispostos a readequar e a reformular o Estado brasileiro, hoje está extinto. Tinha por objetivo criar barreiras intelectuais contra a propagação das idéias marxistas durante o Governo de João Goulart. Promovia Estudos de Problemas Brasileiros para os Governos Militares pós-1964. O IPES, o IBAD, a CAMDE e as Forças Armadas formaram a base quadrangular decisiva para o desencadeamento da Contra-revolução de 31 de março de 1964, contra Jango, em sua política de implantar a “República Sindicalista” no Brasil. O IPES passou a existir oficialmente no dia 29 Nov 1961 (Jânio Quadros havia renunciado em agosto do mesmo ano). O lançamento do IPES foi recebido favoravelmente por diversos órgãos da imprensa, como o Jornal do Brasil, O Globo, O Correio da Manhã e Última Hora. Contou com a aprovação do Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Jayme de Barros Câmara. Além do Rio e de São Paulo, o IPES rapidamente se expandiu até Porto Alegre, Santos, Belo Horizonte, Curitiba, Manaus e outros centos menores. O IPES foi formado pelo trabalho do empresário de origem americana, Gilbert Huber Jr., do empresário multinacional Antônio Gallotti, dos empresários Glycon de Paiva, José Garrido Torres, Augusto Trajano Azevedo Antunes, além de serviços especiais de oficiais da reserva, como o general Golbery do Couto e Silva. Sandra Cavalcanti era uma das mais famosas conferencistas do IPES. As sementes do IPES (assim como do IBAD e do CONCLAP) foram lançadas no final do Governo JK, cujos excessos inflacionários geraram descontentamento entre os membros das classes produtoras do país, e durante a Presidência de Jânio Quadros, em cujo zelo moralista eles depositaram grandes esperanças. O IPES produziu em torno de 8 filmes, para alertar os desmandos do Governo Goulart, como a ameaça comunista; os cineastas eram Jean Mazon e Carlos Niemeyer. Um escritor de peso do IPES foi José Rubem Fonseca, autor de “Feliz Ano Novo”; segundo Fonseca, o “IPES buscava mobilizar a opinião pública no sentido do fortalecimento dos valores democráticos” (Del Nero, op. cit.). O IPES participou também de operações internacionais, que ajudaram a derrubada de Salvador Allende, no Chile, e do general Juan Torres, na Bolívia (em Ago 1971, o general Hugo Banzer tomou o poder). Entidades congêneres do “Complexo IPES/IBAD”: 1) México: Centro de Estudios Monetarios Latinoamericanos – CEMLA; Centro Nacional de Estudios Sociales - CNES; Instituto de Investigaciones Sociales y Económicas – IISE; 2) Guatemala: Centro de Estudios Económico-Sociales – CEES; 3) Colômbia: Centro de Estudios y Acción Social – CEAS; 4) Equador: Centro de Estudios y Reformas Económico-Sociales – CERES; 5) Chile: Instituto Privado de Investigaciones Económico-Sociales – IPIES; 6) Brasil: Sociedade de Estudos Interamericanos – SEI; Fundação Aliança para o Progresso; 7) Argentina: Foro de la Libre Empresa; Acción Coordinadora de las Instituciones Empresariales Libres. “Em 64, quando Castelo Branco organizou o Governo, a maioria dos cargos foi entregue a quem tinha ensinado ou feito cursinho no IPES. A começar por Golbery e Roberto Campos” (Sebastião Nery, in “Os filhos de 64”, Jornal Popular, Belém, PA, 6 Out 1995).


***

From: Ary Leal <...@...br>
To: ttacitus@hotmail.com
Subject: O DOIS DE JULHO
Date: Tue, 3 Jul 2007 15:37:22 -0300 (ART)

Respeitável Sr. e amigo Félix Maier!

Passo aqui para lhe contar uma história típica da esquerda do PT:

O governador da Bahia hoje´, é um carioca sindicalista, inusitadamente, vamos ter que politicamente engulir, por quanto tempo, não sei.

Ontem na parada cívica ao DOIS de JULHO quem puchava o cortejo era exatamente o bloco da esquerda juntamente com o governador, porém, atraz da turma da quadrilha festeira se encontrava uma banda "FANFARRA" que ruidósamente tocava o Hino da Cidade Maravilhosa, ao invés do HIno Ao DOIS de JULHO,PODE? Foi um verdadeiro ascinte às conquistas cívicas da Bahia.

UMA HUMILHAÇÃO! Virou uma verdadeira esculhabação deixou de ser uma parada cívica para ser um desfile de samba de rodas.

Triste Bahia.

No dia 02/07 no programa do SBT de HEBE CAMARGO,os entrevistados foram Dr. Vigílio e um outro Senador DOurADO. nO CURSO DA ENTREVISTA, A HEBE CAMARGO INCISIVAMENTE AFIRMOU PARA ELES: SRS. SENADORES CASO O SENADO VENHA A FALHAR SOBRE O CASO RENAN, VOU CONVIDAR A SOCIEDADE BRSILEIRA A IR ÀS RUAS PARA

DAR UM BASTA NESTA BAGUNÇA.

NÃO POSSO DESCREVER O MEU CONTENTAMENTO, POIS, COMO O AMIGO BEM DISSE, TEM QUE HAVER UM LIDER PARA PARTIR NA FRENTE E AÍ A HISTÓRIA SE REPETIRÁ.

QUANDO FOI AGORA PELA MANHÃ, MANDEI UM E-MAIL PARA ELA PARABENIZANDO-A PELO SEU ESPÍRITO DE PATRIOTISMO E PEDIR A ELA QUE PROCURASSE LEAR À MATÉRIA QUE O DR. OLAVO DE CARVALHO ESCREVEU PARA O TERNUMA.

QUAL SUA IMPRESÃO DIANTE DESSA POSIÇÃO DA HEBE?

SEM MAIS,

UM FORTE ABRAÇO,

ARY.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui