Usina de Letras
Usina de Letras
118 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62231 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50628)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3306)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infanto_Juvenil-->As pegadinhas de vovô Paulo -- 14/08/2007 - 19:40 (Beatriz Cruz) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
As pegadinhas de vovô Paulo



Tínhamos dois “vovôs”, como geralmente acontece às crianças. Vovô Zezinho, pai de minha mãe e vovô Paulo. Tanto um como outro sempre estiveram presentes em nossas vidas. Vovô Zezinho vinha nos visitar quase todos os dias. Vovô Paulo, que vivia na capital, aparecia em ocasiões festivas ou durante as férias, onde quer que estivéssemos.

Baixinho e gorducho, gostava de brincar comigo, com meus irmãos e primos. Mas suas brincadeiras não eram de corre-corre nem de esconde-esconde. Tinha lá suas manias. Uma delas foi propor-nos um jogo: ao nos encontrarmos, o cumprimento devia ser “Bom dia, Filipina!”. Era preciso ficar esperto, senão perdíamos pontos. E valia sempre, mesmo que passássemos longas temporadas sem nos ver.
Quando estava conosco, queria saber se havíamos escovado os dentes. Antes de sentar-se à mesa para o café da manhã, passava em revista as boquinhas abertas. Ficávamos temerosos, achando que vinha bronca. Ao perceber que alguém ainda não tinha feito a higiene, ele exclamava: “Você é que está certo! Temos que escovar os dentes DEPOIS da refeição”. Acabado o café, mandava todos para a função.

O que mais o alegrava era propor-nos problemas e charadas. E contava aquela história dos índios com a cabra que iam atravessar o rio, mas a canoa era pequena. Não dava para todos de uma vez... Como deviam agir para não perder a cabra? Quebrávamos a cabeça. A cada visita vinham novos problemas.

Gostava também de certas frases de impacto, que não compreendíamos imediatamente. Tínhamos que raciocinar. Sempre me divirto ao lembrar daquela que para mim era das melhores. O que ouvíamos era o seguinte: “No Paraná a bunda apita.” Gargalhávamos só de pensar nos paranaenses apitando. E ele, com a cara bem séria, parecia não achar graça nenhuma. Ninguém entendia. Depois de contar uma coisa dessas, como é que não ria? Queríamos saber mais, por que isto acontecia tanto no Paraná?...
Vovô Paulo, então, com ares circunspectos, dava as explicações. “É preciso entender as palavras. Vocês não conhecem o verbo ‘abundar’? Significa ‘ter em abundância’, isto é, ‘em grande quantidade’. Depois, encerrava a questão: a ‘pita’ é uma árvore.”

O fato de ele ser casado com tia Georgina muito nos intrigava. Normalmente o vovô é marido da vovó (era assim antigamente)... Só depois de maiorzinhos é que compreendemos. Vovô Paulo era tio de meu pai. Sem filhos, adotou os netos do falecido irmão e nos presenteou com o papel de verdadeiro avô.

Nem mesmo suas atribuições de desembargador perturbavam o relacionamento com os “netos”. Em São Paulo, íamos a confeitarias, onde nos deliciávamos com sorvetes e docinhos. Juntos, fazíamos também passeios pelo parque da Água Branca, olhando os peixinhos no lago, os cavalos de raça e as araras falantes. Saíamos de lá todos lambendo grandes mariolas coloridas.












Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui