Usina de Letras
Usina de Letras
59 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62193 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50599)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Garçom Quanta -- 30/03/2014 - 22:16 (flavio gimenez) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Chuva na rua. Cataratas de folhas amarelas, carregadas na enxurrada. Outono já pleno, olhos enxutos. Os dois amigos conversam, um deles em crise existencial das bravas.

--Vê? O que há é isto, apenas matéria. O princípio de tudo é a reação química, que une os átomos, que trazem a chuva...Não passa disso. Somos matéria quantificada.
--Ví um homem perder sua fé. Ele está em minha frente.
--Bah, e de que vale a fé? Serve para aumentar a esperança que no fundo é um sentimento, produzido em neurônios.
--Não creio, sua visão é muito reducionista. Segundo você, a chuva, as folhas, tudo é matéria. Mas é na matéria que mora o espírito das coisas. Ele permeia os quanta. Nada no Universo passa sem a sua marca indelével.
--No fundo, matéria.
--Bem ao fundo, espírito. Ora, se se prova que energia se condensa em matéria, porque não se pode um dia provar que há algo mais além que interações quânticas?
--Baboseiras sentimentais. A fé foi um sentimento inventado pelos espertos sacerdotes antigos para tanger o gado humano; uma maneira de controlar os nascimentos, uma vez que a escassez produzia a fome.
--Você não pode ver que, além das religiões, é possível que exista algo de mais tênue que a própria existência da matéria? Isto é, neste Multiverso, existiriam indeléveis sensações de antes mesmo que a própria existência.
--"No Princípio..."
--"Fiat Lux".
--Você acredita mesmo Nisso?
--Antes da crença, eu acredito. Não com a razão, mas com meu coração...

O garçom olha a mesa. Vê se ele está interessado em quanta, neurônios, Baghavad Gita, Antimatéria e pósitrons? Ele caminha apressado entre as mesas. Porém, sempre que aqueles dois vêm , ele ganha mais algum. Porque um é materialista e para ele, na matéria reside o lucro, com a mais valia. O outro é mais espírito, de tal forma que é dele que vêm os pedidos mais suaves e sempre com uma entonação respeitosa; não que o outro desrespeite, é apenas mais pragmático. Ele tende a ser mais pragmático também, mas nunca deixa de optar pelo espírito...

--Garçom!

 

Lá vai mais uma rodada de Ambrosia. Júpiter afia seus raios, que caem em chuva meteórica sobre São Paulo.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui