Usina de Letras
Usina de Letras
62 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62193 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50599)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Carnaval! -- 28/02/2014 - 23:21 (flavio gimenez) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Ah, carnaval, que sossego. Milhões de pessoas espavoridas fugiram, ando só em meio a folhas que ensaiam um Outono de árvores estrangeiras. A praça iluminada pelo sol tímido estica as sombras e mais de uma vez eu me confundo com galhos/braços/garras. Imaginação ativa, disse minha terapeuta; depois tentar remediar os sonhos. Fazer o quê? A solidão nunca desata os nós de minha vida.  Estar só, a uma hora destas, em pleno meio de Carnaval é uma façanha e tanto, convenhamos. Que atire a primeira pedra o folião que já fez isso. Eu sou lá um desses? Que nada, ninguém fica só por opção própria, só os degredados da massa informe que invadiu as praias e agora se refestela empapada de óleo na beira do mar impróprio.  Milhões de coxas empanadas ou de bundas que mal cabem nos biquínis em eterna luta contra a Natureza infatigável. Claro que sobram na beira-mar as jovens que esbanjam saúde ou os fortões que imitam os galãs de época. E os tiozinhos que encolhem as barrigas, com uma lata de cerveja em uma das mãos, enquanto na outra está a chave do carro.

Ora, direis, sois pura inveja.

Eu vos direi, acertastes o passo; também o vosso diagnóstico por certo está correto. Mas o mundo, ora direis, muda com frequência própria dos ciclos solares enfurecidos, desses que nos farão de picadinho dia desses, derretendo as calotas e queimando nossas peles incautas, abrasadas pelo turbilhão de ondas que varrem o ar de Fevereiro. Carnaval! Que sossego, caminhar em paz enquanto milhões balançam quadris em revoluteios medonhos, que só os olhos mais cegos não veem. Que o diga a mais pura donzela, a rapariga em flor que não abriu ainda, aquela que exala o perfume próprio das virginais damas que ainda podem ser raras, mas existem:

--Mamãe!

--Que é?

--Vou à Matinê!

Que vetusta palavra! Doze anos, já olha com interesse as tatuagens alheias, a pudica menina. Já escreve em seus diários fantasias a sete chaves. Que ninguém me ouça, mas elas sabem de tudo...

--Dá pra você me ajudar?

A voz partiu de uma estátua que se move. Os olhos castanho-escuros miram-me de baixo para cima. Os cabelos são escuros e a fantasia de odalisca lhe ressalta os traços suaves. A boca sorri com facilidade, a moça se encontra em dificuldades. Seu olhar indaga e ao mesmo tempo mede.

--Em que posso ajudar?

Chegar perto de uma menina assim é um privilégio. E tome perfume suave. E aquele olhar que encarna o próprio pecado. Ah, Carnaval! É todo o encanto. E a morena continua ali, impávida, me olhando, cobrando uma explicação que não existe e ao mínimo movimento, as franjas do vestido esvoaçam e tilintam os guizos  de sua roupa. O que é que eu faço?

--O que é que eu faço?

A voz sai aveludada e o sorriso maroto vem com toda a malícia.

--Você é um nerd, mas pode me ajudar.

--Que eu faço?

--Estou atrasada. Desfilo em breve, saio no bloco...

--...Das odaliscas.

--...Gênio. Falei que era um nerd. Eu já sabia. Mas então, não consigo amarrar sozinha aqui atrás.

E vira de costas. Carnaval! Eu me engano, essa morena está me atentando. Amarro a fímbria que lhe faltava; a roupa lhe cai como luva, ela sorri de volta e eu me sinto bem, afinal. Só agora eu percebo que já sinto falta de seu sorriso e de seu perfume. E ela se afasta, alguém a leva para a festa. E eu olho o sol que nasce, ardente.

Já não fico mais só.

Não é de estar contente?

E um arlequim passeia com a flor, um esquimó fantasiado em beija-flor, um menino complicado dá um beijo na moça que vira de lado, agora não! Somos estranhos, e o menino cai no samba enquanto a porta-bandeira se esmera no passo. Cai o laço no pescoço do palhaço, que olha pra cima e sorri: A Avenida é seu passo. Ele sorri.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui