Usina de Letras
Usina de Letras
305 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62176 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->De diretrizes estratégicas para resultados operacionais! -- 08/09/2003 - 17:21 (Linda Cidade) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Como transformar diretrizes estratégicas em resultados operacionais?



Este artigo é dedicado ao estudo da implantação das estratégias traçadas no Plano Estratégico de uma empresa.



Para responder a esta questão é necessário primeiro definir o que são diretrizes estratégicas e qual sua importância na concretização da estratégia. O conjunto das diretrizes estratégicas é o produto da formulação da estratégia do negócio que, por sua vez, levou em consideração na sua formulação uma série de variáveis internas e externas, que representam o contexto no qual o negócio em questão está inserido, e determinam as posturas e as prioridades futuras que orientarão as ações do dia-a-dia.



Entretanto, com a nova configuração do ambiente, a maioria das organizações está considerando a concorrência global como sendo uma das principais variáveis na formulação de sua estratégia. Portanto, no conjunto destas diretrizes, que na realidade representam o elo entre a formulação estratégica e os planos de ação, está contida uma série de desafios relativos à competitividade.



Como o eixo do conhecimento mudou, já não basta o conhecimento profundo do negócio, "centrado no próprio negócio"; o sucesso do passado não garante mais uma posição confortável no futuro; as organizações estão sendo avaliadas por outros indicadores de performance, muito diferentes das formas tradicionais de cobrança. Neste contexto podemos afirmar que a maioria das diretrizes estratégicas atualmente representam uma significativa mudança de enfoque no âmbito negocial e uma grande mudança na cabeça de todas as pessoas da organização.



Obtidas as diretrizes, concluímos a primeira e importante parte do trabalho, e agora? Não é suficiente ter boa vontade, e continuar fazendo tudo da mesma forma, atribuindo aos outros a responsabilidade da implantação ou a culpa do fracasso. São os processos internos que passam a fazer a diferença entre o atingimento ou não das proposições impostas pelas diretrizes estratégicas. Em outras palavras "não adianta mudar a estratégia e continuar fazendo tudo da mesma forma", é preciso redesenhar determinados processos, que à luz das diretrizes estratégicas tornaram-se particularmente críticos.



Redesenhar os processos significa questionar a sua existência, impor novos indicadores vinculados aos indicadores do próprio negócio e também reorganizá-lo, de modo a deixá-lo apenas com as atividades que comprovadamente agregam valor, tanto do ponto de vista do cliente como do acionista. Como estamos vivendo em um ambiente em constante mutação - o que implica diretamente em alterações de metas -, o redesenho dos processos é dinâmico, pois se as diretrizes mudam, novamente os processos devem ser recalibrados.



O que já conseguimos até aqui? Um conjunto de diretrizes que representam o interesse estratégico, e os processos críticos que alavancam este direcionamento, redesenhados. O que falta ainda fazer? Se você pensou nas pessoas acertou! Não adianta redesenhar os processos e continuar fazendo tudo da mesma forma. Pessoas "velhas" serão cobradas por resultados novos. É necessário redefinir a forma de trabalho das pessoas, de tal forma que fique claro o porquê das atividades e visível seu grau de agregação de valor para o todo. Partindo da premissa de que os processos agregam valor ao cliente e riqueza para a organização, a ultrapassada cobrança por tarefas dá lugar a uma nova forma de avaliar o desempenho das pessoas - vinculada ao desempenho do processo - e abre espaço para uma divisão mais adequada do bolo. Respondendo Concretamente à Questão! Para transformar as diretrizes estratégicas em resultados operacionais é preciso:



1. Que todas as pessoas que tenham influência, direta ou indiretamente, nos resultados estejam comprometidas e acreditem na exequibilidade desta estratégia;

2. Este mesmo raciocínio aplica-se ao conjunto das diretrizes identificadas;

3. Identificar e redesenhar os processos-chave para o sucesso desta estratégia;

4. Ajustar a forma de trabalho das pessoas às também novas exigências requeridas pelos processos;

5. Alterar o sistema de avaliação e recompensa das pessoas para suportar este desafio.



Um esforço para tornar realidade uma estratégia passa, necessariamente, pela definição da metodologia a ser adotada. Uma boa metodologia deve avaliar o contexto e intervir simultaneamente nos seus três níveis, ou seja, na ESTRATÉGIA, nos PROCESSOS e nas PESSOAS, além de dar bases para a estruturação do projeto, definindo a Filosofia, o Formato e as Ferramentas que serão utilizados no transcorrer dos trabalhos.



(*) Paulo Rocha é sócio-diretor da Rummler-Brache Group (RGB) do Brasil e professor associado da Fundação Dom Cabral.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui