Usina de Letras
Usina de Letras
159 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62230 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3238)

Ensaios - (10365)

Erótico (13570)

Frases (50626)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->EXPERIMENTA! EXPERIMENTA! EXPERIMENTA!... -- 07/09/2003 - 23:53 (JAQUELINE ALENCASTRO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Foi dada a largada!!!! Quem sai a frente, a "popular" ou a "fiel (nem tão fiel assim) na preferência nacional"????

São infinitas as estratégias traçadas para que se consiga a "fatia maior do bolo", ou como queiram chamar os especialistas da área, o crescimento do market-share.

Vão lá no vizinho, copiam e comparam as melhores prahticas a serem adotadas e aplicadas para se obter vantagem competitiva (benchmarking), e que assim sejam beneficiados através de uma percepção positiva, do cliente em relação aos seus produtos e/ou serviços. Mas até aí, enquanto se prove ou não o contrário, a concorrência saudável beneficia a nós consumidores que em época de recessão vamos na direção dos preços baixos, não obstante, com uma qualidade esperada.

Agora pergunto, até que ponto, ou melhor dizendo, qual o limite esperado e que não deva ser ultrapassado para se continuar mantendo uma concorrência saudável????

Segundo especialistas da área do Direito Comercial, "não é fácil diferenciar a concorrência leal da desleal, já que em ambas o empresário tem o intuito de prejudicar concorrentes, retirando, total ou parcialmente, fatias do mercado que haviam conquistado".

Quando na estratégia traçada se utilizam de meios ilícitos e antiéticos como a "espionagem, ameaças, pressões junto a fornecedores, sabotagem, corrupção e disseminação de boatos junto aos consumidores" a história, em tese, passa a ser outra - quem o diga o empresário Laerte Codonho, proprietário da Dolly, onde afirma ter provas de que a Coca-Cola "armou" uma série de armadilhas para "detoná-lo" e acabar com sua empresa. Cito aqui, apenas um caso, dentre os milhares que surgem a cada dia, e que chegam ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Trata-se de uma denúncia estratégica, que repercute os quatro cantos do mundo, pois estamos falando de uma das maiores empresas multinacionais, a Coca-Cola.

Foi até engraçado um fato que me ocorreu na Faculdade durante um seminário da aula de Direito Comercial, no qual fora abordado, dentre vários outros temas, a concorrência desleal, onde o grupo que o apresentou levou este caso, Coca X Dolly, para discussão.

Uma das integrantes protestou a favor dos Refrigerantes Dolly, dizendo: - "Na minha geladeira não entra mais Coca-Cola!!!"

A principio fora até engraçado, a seriedade com que tratara tal assunto, isso levando em conta de que tudo deva ainda ser apurado para que se extraia maiores conclusões.

Analisando por um outro ângulo, quantitativamente a Coca-Cola realmente vai aos pouquinhos sendo "cutucada" pela popular Dolly, no que tange o aumento de 1% aqui e 1% lá no mercado de refrigerantes... podemos visualizar essa variação, principalmente nas cidades do Interior, onde na sua maioria, o consumo de bebidas populares como Tubaina são mais demandadas.

Mas até que se prove e que assim seja batido o martelinho, sendo a favor ou contra, nós consumidores devemos ficar de olhos bem abertos a respeito desses intempéries noticiados pela midia, pois direta ou indiretamente isso pode nos afetar!!!

É como diz o novo slogan da Schincariol:

"Experimenta! Experimenta! Experimenta! Experimenta! Experimenta!"... que a concorrência experimente e faça melhor, para nós consumidores sairmos lucrando com essa massa de bolo mal feita!!!










PS.: (fonte Revista Consultor Jurídico, 18 de agosto de 2003).













FALE COM A AUTORA

















Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui