Usina de Letras
Usina de Letras
146 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13262)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50612)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O clássico de Paulinho da Viola (http://pesp.hpg.com.br) -- 07/09/2003 - 19:20 (Penfield Espinosa) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O clássico de Paulinho da Viola



Penfield Espinosa





O documentário "Paulinho da Viola -- Meu tempo é hoje" está passando nos cinemas do país.



O filme é altamente recomendável.



Várias análises foram feitas sobre o filme e a obra de Paulinho da Viola. Nenhuma daquelas que li fala de dois pontos importantes. O primeiro é que Paulinho da Viola é um nobre no sentido preciso da palavra, de pessoa com vida e sentimentos nobres, não naquele de pertencer a uma hierarquia -- mais sobre isso em outro texto.



Outro ponto importante sobre o filme é que Paulinho da Viola é um clássico. Claro que esta palavra designa jogos de futebol tradicionais ou apenas melhores do que a média. Claro também que clássico pode designar músicas populares tradicionais e consagradas -- o que os americanos chamam "standards".



Talvez o último sentido se aplique a Paulinho da Viola como autor e intérprete de vários clássicos da MPB.



Contudo, existe um sentido da palavra clássico que se aplica à forma como Paulinho da Viola vê os sambas antigos. É o fato de que muitas obras literárias parecem não envelhecer: a tecnologia, a religião, a cultura e até a língua na qual foram escritas podem ter morrido, mas cada geração que as lê encontra sempre algo de importante e emocionante nessas obras que não morrem.



Mais do que não morrer, elas vivem e respiram.



Como dizia Ezra Pound, o conhecido crítico literário e poeta, sobre alguns clássicos pode-se construir todo um império, uma civilização.



Clássicos: Lusíadas, Ilíadas, a famosa tradução da Bíblia para o inglês conhecida como Bíblia do Rei James.



É assim que Paulinho da Viola interpreta -- ou lê -- os clássicos do samba: apesar da data antiga deles, Paulinho nos mostra que alguns dos sambas do passado podem ser compartilhados com ouvintes do presente e até do futuro.



Por isso o subtítulo do filme: Meu tempo é hoje. Paulinho da Viola não sente saudades de uma época já transcorrida que ele não viveu. Paulinho consegue trazer para a sensibilidade de hoje o melhor de cada samba clássico.



Como diria Pound, Paulinho da Viola criou o paideuma do samba: um conjunto apenas com autores essenciais para nossa compreensão da história e evolução da arte do samba.



Na verdade, Paulinho não fala explicitamente isso ou algo próximo, mesmo que sem as mesmas palavras: é preciso rever o filme.



Contudo, de fato de ele reconstitui autores quase esquecidos e mostra por eles um respeito semelhante ao de Ezra Pound por seus clássicos literários.



Sobre a nobreza de Paulinho da Viola, aguardem a próxima crônica desta série.





São Paulo, 27/08/2003



(Copyright (c) 2003 Penfield Espinosa)

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui