Usina de Letras
Usina de Letras
201 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->QUANDO A ÁGUA É O MELHOR REMÉDIO -- 05/05/2007 - 12:19 (EDVALDO FERNANDES DE ANDRADE) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Utilidade Pública)
A água é um elemento básico, es¬sencial para os seres vivos e sua sobrevivência. Desde que o homem existe sobre a Terra, a água foi uti¬lizada como fonte de benefícios e bem-estar. A chamada hidroterapia, cujo nome vem do grego e sig¬nifica "cura pela água", já eram usadas por Hipócrates, os antigos egíp¬cios, os chineses e os gregos e romanos. As famosas termas helênicas e as saunas do Império Roma no são uma prova disso. As gigantescas termas de Diocleciano e Trajano foram legados magníficos. Os árabes e judeus também incorporam à sua cultura os banhos de água, enquanto chi¬neses e hindus consideram a água mítica e purificadora. Atualmente, a água é um bem precioso, mas, in¬felizmente, escasso, devido à mu¬dança climática e ao aquecimento do planeta.

O segredo da hidroterapia é a utilização da água em diferentes temperaturas. Isso, aliado à utili¬zação de substâncias como lama e argila, contribui para a cura de muitas doenças. O aparelho circu¬latório, os ossos e músculos e o sis¬tema nervoso são muito beneficia¬dos com esses tratamentos. O me¬tabolismo se regula e a sensação de bem-estar toma-se algo patente. Segundo especialistas, a eficá¬cia do tratamento é maior quando a água é aquecida a uma tempera¬tura agradável ao paciente, na faixa de 32 a 33° centígrados, propiciando um pa¬drão de relaxamento neurológico e muscular e emocional. O trata¬mento tem se mostrado eficaz em patologias neurológi¬cas músculo-esquelético e car¬dior-espiratórias, buscando a re¬cuperação funcional e a reeduca¬ção motora.

O verdadeiro impulsor da moderna hidroterapia dói o pastor protestante Sebastian Kneipp, grande defensor da medicina natural e cujo sobrenome dá o nome hoje a uma série de produtos naturais e farmacêuticos. Seus métodos, conhecidos como A Cura de Kneipp, incluíam banhos completos e parciais de água fria e quente, jatos de água a temperaturas variadas, exercícios físicos sob a água, uso de ervas medicinais, a ingestão de muito liquido e uma alimentação equilibrada.

Dependendo da doença ou do distúrbio do indivíduo, o especia¬lista recomenda diversos trata¬mentos hidroterápicos. A massa¬gem mediante jatos estimula o metabolismo, a circulação sangüí¬nea e o combate à flacidez e à ce¬lulite. As imersões de corpo inteiro, primeiro em água quente e depois em água fria, são extraordinárias. São capazes de acabar com qua¬dros de febre, equilibram a circu¬lação e aliviam dores e reumatis¬mos. Os banhos de imersão em água fria são relaxantes, acalmam a ansiedade e combatem a angús¬tia e a insônia. Já a hidroterapia lo¬calizada resolve problemas espe¬cíficos, como inflamação nos bra¬ços, nas pernas ou no rosto, além de inchaços abdominais.

(*) Pilar Ferrer.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui