Usina de Letras
Usina de Letras
151 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62191 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A PRETENSÃO DA TRUPE -- 06/09/2003 - 22:29 (Filemon Francisco Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A PRETENSÃO DA TRUPE





Filemon F. Martins







Se já não bastassem oito longos anos de governo de Fernando Henrique Cardoso, do PSDB e PFL, que tanto prejuízo causou ao Brasil e aos brasileiros, através das privatizações que praticou ao longo do seu governo, vem agora o Partido dos Trabalhadores revelar suas ambições de permanência no governo, conforme publicou o jornal Folha de S. Paulo, do dia 30 de agosto de 2003: “Ao comentar ontem a gestão do PT no governo federal, o presidente do partido, José Genoino, cometeu um ato falho e sinalizou que as ambições petistas vão além do atual mandato de Luiz Inácio Lula da Silva. Genoino disse que o PT foi eleito “para governar o Brasil e mudá-lo em oito anos.”

A julgar pela política adotada nestes primeiros meses de governo, quatro anos já é demais. É verdade que a avaliação do Presidente Lula continua em alta, conforme pesquisa do Data Folha, que, diga-se, merece respeito, mas como se sabe, a pesquisa é restrita e pode ser direcionada, já que o escriba aqui nunca foi ouvido e onde trabalho não conheço ninguém que tenha sido consultado, é de se supor que a pesquisa pode não revelar a verdade. Pelo menos, é o que se constata ouvindo a população que usa o transporte coletivo, freqüenta a barbearia, o salão de cabeleireiro, os hospitais, onde certamente a pesquisa não alcançou. Não se pode negar, contudo, que o carisma do Presidente Lula é grande, mas é de se estranhar que ainda haja tantos esperançosos na mudança alardeada e prometida, mas frustrada logo após o PT assumir o poder.

É interessante lembrar também que em 2002, 10 milhões de pessoas através de “consulta popular” disseram “não” à Alca, inclusive com a assinatura do senador Eduardo Suplicy, no manifesto, na Av. Paulista, em frente ao Tribunal Regional Federal e sabendo-se que o Presidente Lula está comprometido com a Alca, causa estranheza a referida pesquisa não ter detectado essa parcela de descontentes, que, obviamente, abalaria o prestígio do atual Presidente.

A verdade é que o PT de Lula, queiram ou não os caciques, mais parece uma cópia piorada do PSDB. Os acordos e negócios são feitos com líderes “colloridos”, “malufistas”, e como diz o articulista Clóvis Rossi, na Folha: “caciques do PMDB, que buscam uma boquinha no governo, seja ele qual for." Este é o Partido dos Trabalhadores que, de fato, está no Poder. O outro PT foi traído e só tem duas alternativas: ou fica e permanece calado, ou abandona o barco e continua lutando por um Brasil decente e livre da exploração do capital financeiro internacional.

Ocorre que, infelizmente, a Câmara dos Deputados se transformou numa grande casa de comércio. Ali, o governo pode aprovar qualquer entulho encomendado pelos banqueiros e pelo FMI, desde que o governo tenha cargos para loteamento entre os partidos aliados. Foi assim na Reforma da Previdência e também na Reforma Tributária. Político como o senador Eduardo Suplicy, honrado e decente, referindo-se ao loteamento de cargos pelo Executivo federal, afirma no jornal Folha de S. Paulo, do dia 02 de setembro de 2003: “Não me sinto bem em ver um governo que fica com esse tipo de procedimento. Não acho saudável. O PT era crítico dessa forma de agir”.

O povo brasileiro, outra vez, foi enganado. Resta saber se a cúpula do PT vai conseguir enganar o povo até o final do mandato e receber, de bandeja, mais quatro anos para administrar o Brasil, o que seria, convenhamos, uma catástrofe. Na época, foi um estardalhaço na imprensa, mas no fundo a atriz Regina Duarte tinha razão. E como tinha!



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui