Usina de Letras
Usina de Letras
161 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50609)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->2013 - Até certeza comporque -- 09/12/2013 - 00:00 (Jairo de A. Costa Jr.) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Até porque o Faustão fala demais o até porque, eu comecei com o até porque e não sei explicar exatamente o que significa. Posso emprestar uma, tirada da internet - Há a considerar uma função pragmática, uma função que se prende com as relações entre o discurso e o contexto situacional em que ele se produz, até marca que o argumento avançado não pode ser recusado pelo ouvinte. Podem ver no Ciberdúvidas. Considerando que não entendi nada, não posso defender se está certo ou errado. Ele fala até porque o tempo inteiro e o pessoal responde com certeza.
Voltando ao até, uma preposição que expressa um limite posterior de tempo, também um limite espacial e término de uma distància. Como advérbio, pode ser também, inclusive, mesmo, ainda e no máximo. Porque é conjunção que liga duas orações coordenadas, pode explicar causas e motivos. Tudo isso do Houaiss, que explica o até porque: mesmo pelo motivo de que; porque. Nem assim consigo mostrar o uso do até porque. Vou responder com certeza e pronto.
Certeza é qualidade, caráter ou virtude do que é certo ou considerado certo e mais dez definições, algumas filosóficas, no campo da moral e do sensível, além da palavra vir da soma de certo mais eza e sinonímia com confiança. Tudo isso, de novo do Houaiss, que diz de com certeza ser sem dúvida, decerto e certamente. Está lá também que, no informal, com certeza é talvez, quiçá, provavelmente. Mais confuso, não consigo colocar. Insistirei na questão. Com certeza é sem dúvida, decerto, certamente. Contudo, dependendo do jeito colocado, com certeza é talvez, quiçá, provavelmente. Como eu gosto da palavra paradoxo, direi existir um aqui, com certeza.
Semana passada, escrevi sobre meu dialeto em evolução e desde já até porque e com certeza não farão parte dele. Pela irritação que tenho do apresentador, quando não para de falar até porque e todos com aquela cara de com certeza. Até eu fico com certeza esperando o até porque. Duro é ver e ler o com certeza se espalhando como vírus nas páginas que acompanho, já em mutação; conserteza, comcerteza, concerteza, comcertesa. Já temos especialistas explicando a grafia e até uma empresa de Campina Grande, a Com Certeza! Daqui a pouco, certamente aparecerão emergentes gastando inglês em certainly ou surely, fiquem a vontade, ficarão com certeza, certainly sure! Nem só de mal uso o com certeza sobrevive. Em muitas aplicações ele é bem usado. Até o até porque pode ser usado, humm...
Bom gente, isso deve passar, como os gerúndios e o a nível de. Se não passar, espero que as inovações linguísticas os acomodem melhor, afinal toda língua está aí para se inovar, mas não sofrer. Esses dias li um faz a gente virar fas agente e gente virar jente, são coisas abobinaveis como outro escreveu.
Encerrando neste domingo, oito de doze de treze, até porque está tarde e com certeza amanhã pelas cinco estarei na estrada, até certeza comporque. Inho, ficou confusa. Com certeza!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui