Usina de Letras
Usina de Letras
270 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50576)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Teses_Monologos-->- PRÓSPERO 2005 - -- 11/01/2005 - 11:43 (MIGUEL EDUARDO GONÇALVES) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
“Se o homem honesto deve abandonar tudo que possui pela paz, em prol daquele que porá suas mãos violentas sobre seus bens, eu quero que seja considerado que tipo de paz haverá no mundo que deve ser mantida apenas em benefício dos ladrões e dos opressores. Quem não estranharia o tratado de paz que os poderosos estabelecem com os humildes, quando o carneiro, sem resistência, oferece sua garganta ao lobo impiedoso para que este a dilacere?”
John Locke – Segundo Tratado sobre o Governo Civil – 1680
Esta foi uma mensagem de ‘Feliz Natal e um ótimo 2005’ que recebi, e que me leva à seguinte reflexão:
O cidadão que está entregando suas armas em atendimento ao chamamento do governo, não o estará fazendo pelo dinheiro que o Estado resolveu investir na compra dessas armas?
É para se pensar se não seria mais eficiente o Estado propiciar a todo o cidadão honesto, com esses recursos citados, cursos de tiro de defesa. Depois, aos realmente competentes, facilitar a compra de armas, as mais modernas do mundo. Só assim começaríamos a nos sentir menos impotentes, e a essa condição deveríamos ser legitimamente içados, pelo menos todos os que se julguem necessitados disso que deve ser um legítimo direito seu, e decorrente de lei, direito à vida, no mínimo.
Há, é certo, os que não sentem necessidade alguma de se defenderem, pois confiam cegamente na capacidade que tem a polícia de lhes oferecer a devida proteção. Mas esses, que me desculpem, não devem se cercar das notícias que diuturnamente preenchem nossos jornais. E o que vemos é a bandidagem se alastrando dentro das corporações policiais todas, em todos os níveis. É a crise se instalando pela falência do sistema, à custa, evidentemente, do aumento alarmante da criminalidade. Não é preciso se estender muito no assunto para constatar o estado da nossa fragilidade perante uma situação incontrolável; notemos que na Capital de São Paulo uma nova modalidade criminosa surgiu, com o assalto aos condomínios de luxo (arrastão!). Está constantemente sendo noticiado. É preciso que providências mais enérgicas sejam tomadas, antes que a condição instalada de brutal desigualdade social do nosso povo se torne menos evidente, sim, porque desigualdade social sempre haverá, mas com pobres e ricos convivendo normalmente, como há em todo o canto, porque, senão, seremos um país só de bandidos, de invasores da propriedade alheia, do teto alheio etc. Pedágio por segurança já se paga, deu em todos os jornais de ontem, são os “bicos” que esses funcionários públicos faturam particularmente, numa função que exercem pelo Estado, na prestação de serviços de segurança pública. São os policiais travestidos de seguranças particulares, e todo o mundo sabe disso, e acha normal! Tomemos tenência...
Miguel Eduardo
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui