Usina de Letras
Usina de Letras
146 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->1989 - Chave -- 25/11/2013 - 16:36 (Jairo de A. Costa Jr.) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Eu não viajo sem ela, assim falando e causando. Não precisava, claro, mas como sair de casa sem saber da chave da porta. Inho, vinte e quatro anos aqui e ela nunca sumiu. Sei, cadê então, alguns sobe e desce, um telefonema e ela apareceu esquecida no bolso da saia da Mena. Assunto menor transformado em maior sem cerimónia nenhuma, precisou bons minutos para esquecê-lo, só quase na Fernão Dias ele foi substituído por outro. Entremeios fiquei pensando num tempo, quando eu precisava saber a diferença da chave de boca, de estrela, de pito ou de roda, de meia ou de um quarto. Fião pegue a chave meia de boca. Entenderam? Nem eu, mas em qualquer oficina mecànica sabem.
Já, no meio da viagem, aqui no hotel, olhando para uma chave meio chinfrim, amarelada pelo uso e material, gramas de peso, um chaveiro enorme e o número do chalé, abri a porta para sair o fumacê do fogaréu, que armei na lareira. Abri a janela e lembrei aquele tempo de novo, quando eu tinha as janelas da casa para fechar com as suas folgadas tramelas, sem nenhuma chave para perder ou procurar, coisas dos cadeados de hoje. Até nas portas, elas funcionavam, às vezes, um prego torto fazia de chave e chaveadura.
Amanhã chegarei em casa e acreditem, uns cem quilómetros antes escuto o barulhinho das chaves, sendo pegas pela Edna para garantir a abertura do portão e da porta, todas quádruplas, como se aumentassem a segurança. Primeira função e imediata é verificar se aquela chave da outra porta já está em casa no seu ponto-chave e não mais abandonada num bolso qualquer, para garantir uma próxima viagem.
Chave é um substantivo feminino e têm trinta e quatro definições no Dicionário Houaiss, fora as vinte e sete locuções, gramática e uso, etimologia, sinonímia e variantes, coletivo e noção de. Pela primeira, chave é utensílio de ferro ou outro metal que se introduz na fechadura à qual pertence para movimentar a lingueta, que abre o que se precisa abrir. Conheço chave de casa, do carro, de cadeado, da cidade, pois já vi e li sobre prefeitos entregando a chave da cidade a visitantes, artistas e outras figuras merecedoras. Semana passada comprei um desktop e precisei de uma chave, a chave do Office, neste caso um código com letras e números. Também tive um laptop, que me fazia andar com uma chave de fenda, podem dar risadas, eu precisava para abrir o compartimento da bateria; quando ele resolvia travar, só tirando a bateria para voltar. Precisando eu ainda tenho a chave de fenda, o computador não mais.
Sabem que eu já dancei sapateado, o que não me faz sapateador, porém cabe aqui o que a professora me disse uma vez. Não se preocupe, você aprenderá mais rápido assim que seu cérebro entender a chave. Pois é, assim que entender ele abre e... Acho que perdi essa chave, nem o Freddy Astaire me emprestou a dele. O que não mudou muito é você precisar de chave para abrir carro. Eles não mudam só para você esquecer ela lá dentro, não é. Levante a mão quem nunca esqueceu uma chave dentro do carro e depois sofreu para abrir a porta.
Tenho lido por aí, que não precisaremos mais de chaves, tudo será por voz no seu celular, só encostar ele na porta, no painel do carro, no caixa eletrónico, tudo, tudinho, só não dizem como não perdê-lo ou esquecê-lo. Só ameaçando com uma chave de braço para ele não se perder. Encerrando este domingo, vinte e quatro de onze de treze, aqui em Monte Verde, tentei falar de chave para expiar o assunto menor meu, mas podem continuar, seguindo o que encontrei sobre chave - Uma chave é um pedaço de informação que controla a operação de um algoritmo de criptografia. Na codificação, uma chave especifica a transformação do texto puro em texto cifrado, ou vice-versa, durante a decodificação. Onde coloquei a chave?
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui