Usina de Letras
Usina de Letras
286 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62174 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50577)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->`HOMENAGEM AO PREFEITO MARTINHO GOMES` -- 31/03/2004 - 11:27 (RICARDO NACIF NJAIM +) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

SINTO-ME EXTREMAMENTE HONRADO EM AGRADECER LHES EM NOME DA FAMÍLIA DO HOMENAGEADO PORQUE MARTINHO GOMES FOI UM VERDADEIRO AMIGO, UM VERDADEIRO PAI,
UM VERDADEIRO ESPOSO, AVÔ, UM VERDADEIRO HOMEM.
HUMILDE, SIMPLES MAS DOTADO DE RARA INTELIGÊNCIA,
SOUBE PASSAR POR ESTA VIDA COMO ALGUÉM QUE CONTRI-
BUIU PARA A EVOLUCÃO DO SER HUMANO.
CASADO COM APARECIDA EM PRIMEIRAS NÚPCIAS, TEVE COM ELA OS FILHOS ÂNGELA, LILIANE,JOSÉ, LÍDIA, LUCIENE E LUCIANA, TODOS DE GRANDE VALOR E HONRADOS TAL QUAL SEUS SAUDOSOS PAIS.
AO FALTAR-LHE UM DIA A COMPANHEIRA PRIMEIRA COM QUEM ASSISTIU SEMPRE NA SAÚDE FRÁGIL E ABALADA, CASOU-SE COM MARGARIDA, SUA COMPANHEIRA ATÉ O FINAL DE SEUS DIAS.
DISSE-ME À ÉPOCA QUE NÃO SABERIA ESTAR SOZINHO.
CASANDO-SE, TRANQUILIZARIA OS FILHOS E GENROS E
PERMITIRIA QUE VIVESSEM SUAS VIDAS SEM SE PREOCUPAREM COM ELE.
MARTINHO GOMES JUNTO COM SEUS HONRADOS IRMÃOS E IRMÃS, HERDOU DOS PAIS A FIRMEZA DE CARÁTER, A SABEDORIA DOS MAIS ANTIGOS, COM SUAS REGRAS DE BEM VIVER.
SILVEIRANIENSE DE VALOR, FUNCIONÁRIO PÚBLICO DA ÁREA DA SAÚDE SEMPRE DISPOSTO A SERVIR AO PRÓXIMO
A QUALQUER HORA DO DIA OU DA NOITE.
FOI O ÚNICO CIDADÃO DE SILVEIRÂNIA QUE OCUPOU TODOS OS CARGOS PÚBLICOS POSSÍVEIS DO MUNICÍPIO.
JUIZ DE PAZ, VEREADOR, PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL, VICE-PREFEITO E PREFEITO DE UMA CIDADE QUE DEVE MUITO A ELE, PELO TRABALHO QUE REALIZOU COMO CIDADÃO E COMO POLÍTICO.
COLABOROU E CONTRIBUIU EM TODAS AS ENTIDADES DE SUA TERRA, INCLUSIVE NA ÁREA ESCOLAR, LUTANDO AQUI PELA MANUTENCÃO DA ESCOLA FUNDADA POR PE.NELSON MAROTTA.
MARTINHO PODERIA TER FEITO MUITO MAIS PELA TERRA QUE O VIU NASCER.
DÁDIVA, O DEPUTADO ESTADUAL REINALDO, OBTEVE DEZ
REIVINDICACÕES DO ENTÃO GOVERNADOR HÉLIO GARCIA.
MARTINHO CORREU E PEDIU A INCLUSÃO DOS OITO QUILÔMETROS DE ASFALTO.O QUE CONSEGUIU.
AINDA ASSIM, ESTIVEMOS EM BELO HORIZONTE CERCA DE QUARENTA VEZES, PORQUE TENTAVAM, OPOSITORES,DE TODASAS FORMAS, E AS MAIS DESLEAIS, EMBARGAR A OBRA. VIVEU A CIDADE SEUS DIAS DE GLÓRIA. E ESTA OBRA MAIOR SUA, MARCOU PARA SEMPRE SUA PROFÍCUA E CORRETA ADMINISTRACÃO,DA QUAL TIVE A HONRA DE PARTICIPAR, NA ÁREA DA EDUCACÃO, MAS ASSESSORANDO-O EM TODAS AS OCASIÕES NECESSÁRIAS.
CERTA FEITA, ENCONTRAVAMO-NOS NO PALÁCIO DA LIBERDADE, UM GRUPO DE PREFEITOS E ASSESSORES PARA UMA REUNIÃO COM O SENHOR GOVERNADOR.
HÉLIO GARCIA ENTROU, CUMPRIMENTOU A TODOS E PERGUNTOU QUEM ERA O PORTA VOZ DO GRUPO.
MARTINHO NÃO HESITOU. LEVANTOU-SE AJEITANDO AS CALCAS, COMO SEMPRE FAZIA E ANTES DE FALAR QUALQUER COISA RELACIONADA AO ENCONTRO TIROU DO BOLSO DO PALETÓ UM ENVELOPE DA PREFEITURA.
__"ANTES DE FALAR, SENHOR GOVERNADOR, QUERO ENTREGAR PARA O SENHOR ESTES PEDIDINHOS LÁ DE SILVEIRÂNIA..."
O GOVERNADOR O INTERROMPEU DIZENDO QUE A CIDADE QUE HAVIA LUCRADO MAIS COM SEU GOVERNO ERA SILVEIRÂNIA, CITANDO INCLUSIVE O ASFALTO, OBRA DE DOIS MILHÔES DE DÓLARES.
__"O SENHOR SABE COMO É QUE É, NÉ? MELHOR SOBRAR DO QUE FALTAR. QUEM FEZ FOI MEU SECRETÁRIO QUE TÁ ALI ESCONDIDO ATRÁS DA CORTINA."E ELE ASSESSORA OUTRAS PREFEITURAS AINDA.ARRANJA TEMPO."(temos a foto)
__"QUERO CONHECÊ-LO, PREFEITO."
CAMINHEI ATÉ ELES E ELE ME CUMPRIMENTOU DIZENDO QUE NÓS ESTÁVAMOS CERTOS.
__"TODO MUNDO AÍ, NÃO É? APOSTO QUE NINGUÉM TROUXE OS PEDIDOS POR ESCRITO. PARABÉNS."
OS ASSESSORES SE REMEXERAM, DESPISTARAM, SAÍRAM.
ACHO QUE, NÃO, ELES FORAM FAZER AS CORRESPONDÊNCIAS.
__"IH, MARTINHO, ESTÁ ATENDIDO. -FALOU O GOVERNADOR ABRINDO E LENDO A CARTA- DEZ MATA-BURROS, ÁGUA SOCIAL DA COPASA NO POVOADO DE SÃO JOSÉ DA SOLEDADE, ELETRIFICACÃO NO POVOADO DO JAPÃO. PODE CONTAR COMIGO.COM O GOVERNO DO ESTADO.OS PEDIDOS SÃO JUSTOS."
DEU SINAL PARA O ASSESSOR QUE FOI ATÉ ELE, MAS ACABOU GUARDANDO NO BOLSO DE SEU TERNO MESMO.
MARTINHO FOI A ÚLTIMA VEZ COMIGO E COM SEBÁH, ATÉ BELO HORIZONTE. ESTÁVAMOS LUTANDO POR SUA APOSENTADORIA.FIZ A VIAGEM DURAR UM SÉCULO.QUERIA ESTAR COM ELE, VÊ-LO FELIZ.
UM CÂNCER VEIO LEVÁ-LO DE NÓS, AOS SESSENTA E POUCOS ANOS. IDADE QUE NÃO TINHA. PELA VITALIDADE, PELA VONTADE DE VIVER, TINHA MENOS.
FIQUEI COM ELE NO DIA DE SUA MORTE POR UMAS DUAS HORAS. CONVERSEI, CONVERSEI MUITO COM ELE. ALIÁS FALEI MAIS, ELE JÁ NÃO CONSEGUIA SE MANIFESTAR.MAS ME OUVIA, E SABIA QUE NÃO QUERIA VÊ-LO SOFRENDO DAQUELA FORMA.
E ASSIM, MEU AMIGO MARTINHO GOMES NOS DEIXOU.MAS ESTÁ NA MEMÓRIA E NOS CORACÔES DE TODOS NÓS.
SAUDADE! É O QUE EXISTE. RECORDACÔES TAMBÉM.BOAS RECORDACÔES.MUITAS.
OBRIGADO MARTINHO POR ME TER PERMITIDO CONHECER E VIVER EM SILVEIRÂNIA, TERRA QUE VOCÊ TANTO AMOU. TERRA QUE TANTO AMAMOS.
MARTINHO GOMES, EXEMPLO DE SER HUMANO, NA SUA MAIS NOBRE SIGNIFICACÃO.

Silveirânia, MG,







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui