Usina de Letras
Usina de Letras
235 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->AGOSTO, MÊS DO AZAR - SUPERSTIÇÕES... -- 31/08/2003 - 10:12 (ANTICRISTO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

“As supertições surgiram há muito tempo atrás. Antes, os povos não tinham conhecimento suficiente para dar resposta às coisas que aconteciam na vida deles, em conseqüência disso esses povos começaram a criar supertições, crendices, folclore, etc." E o mês de agosto foi o mais atingido pelas superstições.



"Algumas de suas perguntas podiam ser: Porque existe o trovão? A diferença entre o dia e a noite? Qual o motivo da ocorrência das tempestades? Como surgem as ondas do mar? E inúmeras outras perguntas .



Os homens vivam em cavernas e dentro delas eles criavam seus medos em decorrência desses fenômenos. Também, vindo desses medos, foram criadas as "religiões", seitas e seus deuses para serem adorados. Um exemplo disso é Thorr, o deus do trovão. Então, o homem passou a viver respeitando os fenômenos naturais como se fossem reais entidades.



Com isso, surgiram as supertições que, com o passar dos tempos, foram sendo modificadas. Essas supertições são tão antigas que existem relatos de que Hesíodo que viveu 700 anos antes de Cristo não aconselhava que fosse feita nenhuma plantação no dia 13. Hoje, podemos ver referências a essa supertição em muitos lugares da Europa e da América do Norte, nos quais não existe o 13º andar, apartamentos com o número 13, assentos em estádios ou cinemas com esse número.



Em Portugal, casar no mês de agosto era a mesma coisa de ficar só. Isso acontecia porque era o mês no qual as embarcações zarpavam dos portos e as mulheres que se casavam nesse mês não tinham lua-de-mel.



Além disso, existe um mês que é considerado o "Mês do azar", agosto. O nome desse mês foi dado em homenagem ao imperador Augusto devido às suas conquistas na época, principalmente à conquista do Egito. O motivo exato e a data em que começou a ser chamado de "Mês do azar" ninguém sabe, mas existem relatos que mostram grande insatisfação dos romanos quanto ao mês de agosto. Diziam existir um dragão que passeava pelo céu cuspindo fogo durante esse mês. Esse dragão nada mais era que a constelação de Leão no hemisfério norte, que nesse mês ficava mais visível para eles.



No Brasil, agosto pode ser considerado o mês do azar em decorrência da morte do presidente Getulio Vargas.



Alguns fatos que podem ser considerados azar e aconteceram no mês de agosto são:



- No dia 24 de agosto de 1572 Catarina de Medici ordenou o massacre de São Bartolomeu, que ceifou milhares de vidas.



- No dia 14 de agosto de 1831 os poloneses foram vencidos pelos russos na chamada revolta de Varsóvia e muita gente morreu sonhando com a liberdade.



- No dia 14 de agosto de 1844 a França invadiu Marrocos.



- No dia 11 de agosto de 1863 a França dominou o Cambodja.



- Na cidade de Nova York, no dia 6 de agosto de 1890, o primeiro homem foi eletrocutado numa cadeira elétrica, como se o governo americano, arvorando-se em defensor de sua sociedade, achasse justo tirar a vida de um homem que tirou a vida de outro, isto é, fazendo a mesma coisa.



- Em 24 de agosto de 1910, o Japão invadiu a Coréia, às custas de muito sangue, de muitas lágrimas.



- No dia 1º de agosto de 1914 começou a 1ª Grande Guerra Mundial.



- A Itália se apoderou, pela força das armas, da ilha de Corfu no dia 27 de agosto de 1923.



- O dia 24 de agosto é o dia de todos os Exus nos candomblés brasileiros.

Por esses e por outros incontáveis motivos, que seriam mais bem chamados de coincidências, surgiram as supertições”. (Breno Amaral: http://www.lagoinha.com/azar/origem.asp).



E o Breno ainda não se lembrou de que foi em 4 de agosto que os Estados Unidos lançaram a primeira bomba atômica, destruindo a cidade de Hiroshima, e no dia 6, a segunda, sobre Nagazaki.



Além disso, foi em 4 de agosto, que a Gestapo prendeu Anne Frank, a menina judia que deixou um famoso diário sobre a Segunda Guerra, em 1944.



E, no dia 13 de agosto, o DIA DO AZAR, foi construído o Muro de Berlim em 1961.



No dia 12 de agosto, nasceu Lampião, o Rei do Cangaço, como também Fernando Collor de Melo.



Em 31 de agosto de 1997 se deu o trágico acidente que matou Lady Diana.



Agora, foi em agosto que perdemos nosso diplomata Sérgio Vieira de Melo em um atentado terrorista.



E em 22 de agosto ocorreu a explosão da base de lançamento de satélites de Alcântara-MA.



É também no mês de agosto que eu nasci para o azar daqueles que não querem de forma alguma se livrar das superstições e tentam provar que elas não são ilusões.



Mas em agosto não ocorrem só coisas ruins. Vejam.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui