Usina de Letras
Usina de Letras
127 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50618)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Presidente, palhaço, ladrão de mentiras ou o que? -- 19/05/2001 - 01:48 (Mauro de Oliveira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Presidente, palhaço, ladrão de mentiras ou o que ?

Se não houver impostos,
Não haverá nada para roubar.
Se não houver nada para roubar,
Os ladrões e os corruptos não existirão.

Quem engana os outros, ilude e faz peripécias é o palhaço de circo. Finge que chora e está sorrindo. Expressa o medo e está cheio de coragem. Bamboleia caindo, mas está mais aprumado do que nunca. Por fim engana todo mundo, das crianças aos adultos.
O Presidente nos enganou nos meses de abril e maio mais que em seus dois mandatos juntos.
Primeiro, disse que ninguém seria multado no improvável racionamento. Agora vem a notícia da multa disfarçada em sobretaxa. Apenas 50% e 200%. Realmente, esse percentual não é de multa. "- Mãos ao alto! Isso é um assalto ! - Ao anunciar o plano repetiu que não era uma multa, apenas estava fazendo justiça aos mais pobres que representam 96% das famílias brasileiras e que terão suas contas bonificadas e até gratuitas, caso troquem a làmpada pelo candeeiro. Acontece que esses 96% de famílias representam 4% de toda energia consumida no Brasil. Se o governo pagar, até que é um ato justo. Justíssimo ! Realmente eles não são responsáveis pela dívida interna de 500 bilhões, nem pela incompetência dos ministros e demais asseclas que relegaram para segundo plano o problema energético do país. Eu disse se! Em um governo que a mentira está acima de qualquer verdade, não podemos confiar. Como não é de seu feitio roubar coisas materiais, está roubando as mentiras que os outros inventaram.
Na segunda mentira de maio, ele afirmou que o governo não foi informado da situação. Mentira ! - Zezinho da Potoca pescador em Petrolina, me disse ano passado, que o Velho Chico não dava peixe porque estava secando há mais de cinco anos, e que esse ano não ia ter água " nem prá rodar os motor". Ele não leu a Gazeta Mercantil em março e abril de 2000, nem a folha de São Paulo. Ele não tem televisão e não viu António Ermirio conceder várias entrevistas sobre o assunto nos últimos cinco anos. Ele não frequentou nenhum seminário de preservação de energia ocorridos em vários estados e universidades brasileiras. Ele não ouviu as entrevistas dos responsáveis pelo fornecimento de energia, logo após ao primeiro "apagão" do ano passado. Ele não ouviu o Presidente falar que o país iria crescer em 2001 4,5%, embora sabendo que nossa capacidade energética estava esgotada. Ele não ouviu falar que o governo mandou fazer um gazoduto da Bolívia para o Brasil para abastecer as termelétricas, e se esqueceu de calcular o preço do gás e obviamente, também de construi-las. Ele não sabia que se devia fazer uma segunda linha de transmissão de Tucuruí para aproveitar a água que o "açudão do governo" está jogando para o mar. Enfim, Zezinho da Potoca não sabia de nada, não leu nada, mas viu o rio secando e antes do Presidente, previu desgraça em 2001.
Só o Presidente não sabia. Andava muito ocupado em vender o Brasil lá fora e esqueceu que para vender precisava do produto, e que para ter o produto, precisava da energia. Esse assunto é do Malan e do Tourinho !- Pensava ele. Se é que pensava. Se o Presidente estava em "alfa", ou meditando, a culpa é dos seus ministros e assessores que são incompetentes e imprevidentes. A responsabilidade no entanto é dele, que não soube escolher ou deixou que os arranjos políticos escolhessem, embora sempre tenha afirmado que seu ministério era uma opção dele, Presidente. Nestas quatro linhas lá se vão mais algumas mentiras. O povo sabe, os jornais publicaram: "O ministro do PMDB aqui, o do PFL ali, e até o ministro de ACM, se falava aos quatros ventos. "Para o bem do país, não há acordos nem partidos !"- esqueceu: porém, pode haver conchavos. Acho que os cineastas brasileiros deveriam rodar um filme parodiando aquele dos anos 50: O homem que sabia demais, com James Stuart, salvo engano. O nosso seria: O presidente que não sabia de nada. Os atores teríamos a vontade para escolher. ACM, Arruda ou Barbalho. Não são capeões de bilheteria, mas são recordistas de mentiras. "Eu apenas, consultei, e assim mesmo em nome do Presidente do Senado" -" Nunca pedi, nem nunca autorizei ninguém pedir em meu nome" - Um roubando a mentira do outro. É demais. Aqui caberia outro grande espetáculo, parodiando O ladrão de Bagdá. O nosso seria: O ladrão de mentiras.
Na verdade, eu sei quem foi o culpado. Foi o computador. Vendo e ouvindo o dia todo falar em fraudes, falcatruas, desvios, Sudam, Sudene, "ladrão pra lá, ladrão pra cá", resolveu: "- Vou fazer uma sacanagem com os Senadores. Vou imprimir uma lista dos votos e depois deixo bolo rolar." - Acreditem ! é verdade. Eu juro por FHC !
O primeiro apagão do semestre, foi o da CPI. As verbas foram distribuídas para que deputados "leais $ " ao governo retirassem as suas assinaturas do requerimento. As revistas e os Jornais publicaram os valores. O presidente negou. Ele também não sabia. Seus assessores não o informaram. Irresponsáveis ! Como distribuem as verbas sem sequer avisar ao dono do cofre ?
" Para dizer que não mandei flores ", que apenas gosto de criticar, e não apresento soluções, vou passar uma idéia de meu amigo Teilson. Ele faz programa de computadores, vive, como e dorme com eles, mas não está alheio ao problema. Não é político, nem economista, nem corrupto, nem ladrão. Não trabalha para o governo diretamente, mas é escravo dele porque paga impostos. Sabe o que ele sugeriu ? -" Está vendo esse pessoal dizendo que deve desligar uma TV para quem tem duas ? Será que no Brasil não tem 200 milhões de televisores ? E se em vez de desligar a TV, desligassem todas as emissoras de das 17,00 as 21,00 ? Já pensou quantos Megawats se economizaria no horário de pico ? a 600 wats cada um ?" - Eu completei. Serviria também para afastar as crianças das aulas de safadezas que as emissoras exibem neste horário. Você é um gênio meu caro Teilson ! Com uma medida só, que não é a Provisória, ajudaria na educação, economizaria energia e nos livrava do horário político. Aproveita FHC ! solta mais uma! Depois diga que não foi avisado !

Mauro de Oliveira
19/05/01

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui