Usina de Letras
Usina de Letras
186 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62187 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50587)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Teses_Monologos-->Oxímoro -- 17/12/2004 - 17:07 (Bruno Rezende Palmieri) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Lá estão os minúsculos estafermos, ao redor das mesas onde o mundo é servido como refeição habitual. Amam discursar, apenas para ouvir o desagradável som das próprias vozes. Nada decidem, nada pensam, nada criam, repetem...
Movimentam-se quando os cordéis que animam seus corpos são puxados e distendidos. Flébeis marionetes...
E como gostam dos próprios discursos!
Parecem acreditar no que dizem.

Quem realmente decide está adiante dos fatos,
cuidadosamente preparados na obscuridade.

É comum ver os fantoches reunidos, simulando concluir alguma negociação. Grandes farsas as assembléias onde são discutidos os problemas mais graves da humanidade.
São rigorosamente as mesmas farsas ou comédias de uma convenção de condôminos, de um clube esportivo, de um grupo de excursionistas, qualquer que seja o número de participantes e espectadores.
Nada melhor que criar comissões, convocar especialistas, promover debates, quando, com efeito, não se deseja chegar a lugar algum.
Nada melhor que uma assembléia para nada resolver.
A vida de milhares de pessoas é influenciada pelos donos dos teatros de bonecos. Os bonifrates fingem ditar regras. Aos demais cabe apenas seguí-las, sem investigar-lhes a procedência.
Os mamulengos, porém, insistem na banalidade de seus discursos e encenações.
Ao termo deste escrito, vejo um maravilhoso sabiá pousado em minha janela.
Seja muito bem vindo!
É imediato recordar as passagens do versículo: “olhai os lírios do campo..., olhai as aves do céu”...
Aos títeres o que lhes é próprio: oxímoros e mentiras milenares...
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui