Usina de Letras
Usina de Letras
165 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->1945 - Ao par e par -- 18/08/2013 - 15:06 (Jairo de A. Costa Jr.) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Pó, cara, tenho ligado aí um monte e não consigo falar, não sou nem atendida, o que acontece. Não sei, anote o número, veja se está correto. E não conseguia ligar, sabem por quê; recebi um e-mail assim: Conforme verificação, o suporte detectou que o prefixo é de uma área conurbada e por isso a dificuldade de ligação. Assim a companhia se isentou, acrescentando ser ampliação de município e com isso redução de entradas telefónicas. Gentil de tudo, a Fátima ainda mandou que conurbação (do lat. urbis, cidade) é a unificação da malha urbana de duas ou mais cidades, em consequência de seu crescimento geográfico. Por curiosidade vi que a palavra é substantivo feminino, vem do inglês conurbation e tem outras versões - o conjunto formado por cidades e vilarejos muito próximos uns dos outros; é a coalescência de várias cidades e sua fusão em uma única área metropolitana.
Como a Fátima não estava conseguindo falar-me, ela ficou conturbada, com o ànimo alterado e até agitada, causada por conturbação a afligí-la, impedindo-a de trabalhar em sua ordem normal. Viram que um tê difere as duas palavras, mas ambas nos incomodam. Tenho que dizer da coalescência - aderência, junção, soldadura de partes que se achavam separadas.
Estava lendo outro dia um trecho de um blog: "... e, a menos que seja asfixiada por um colar de anacolutos...". Como este colar não se encontra por aí, anotei esta palavra e copiarei exatamente o que está no dicionário Houaiss: Anacoluto é o período iniciado por uma palavra ou locução, seguida de pausa, que tem como continuação uma oração em que essa palavra ou locução não se integra sintaticamente, embora esteja integrada pelo sentido; anacolutia, frase quebrada. Querendo saber mais procurei anacolutia e encontrei o mesmo que anacoluto. Reli a matéria e quase entendi o que é um colar de anacolutos, mas não sei explicar. Uma coisa eu sei - Anacoluto é substantivo masculino e anacolutia, feminino.
Ao procurar a matéria para reler, vi uma outra palavra - destampatório, que é a falta de comedimento, despropósito, destempero, disparate, muito barulho, alarido, gritaria, admoestação ou discussão violenta, descompostura, desinteligência. Como estava num texto sobre o embate entre dois ministros do Supremo, que vocês sabem quem, ela se encaixou direitinho em todas as suas variantes. Engraçado que no mesmo texto estava o termo arranca-rabo, que todo mundo sabe bem o que é e define melhor o tal do destampatório.
Oi chefe, ocê foi bem na falação, mas usou imbuído, será que entenderam. Entenderam sim, o contexto é o que importa, respondi. No entanto, fui verificar e imbuído é adjetivo e significa que está totalmente tomado, impregnado, que traz fortemente em si ou está sob forte influência da ideia, pensamento ou vontade. Tenho certeza agora que entenderam mesmo, pois eu estava falando de produtividade e sobrevivência, imbuído mesmo até a alma.
É inexorável pensar assim, pois tenho que ser inflexível, implacável na defesa dessa questão, não ceder, nem me abalar diante de alguma súplica, que possa amenizar o fato da empresa precisar sobreviver. Não posso escamotear o que é inexorável, fugir de maneira sorrateira do assunto, nem encobri-lo com rodeios ou subterfúgios, só complicando um pouco.
Éramos três à mesa, quando surgiu o a par e o ao par, o contexto pedia o a par. Depois perguntei da diferença entre eles. Só rimos e fomos aos assuntos. Aí você vai ficar a par, procurando as definições e encontra que a par é ficar sabendo e ao par, é ficar ao lado. Ao par de você fico a par de tudo. Entre as várias definições, gostei de ao par e par - ao lado de; ao mesmo tempo, a par. Neste domingo, dezoito de oito de treze, ao par de um frio polar, quis colocá-los a par de algumas palavras e ouvindo Dee Dee Sharp, encerro a par de alguns samba-rocks. Nooossaa Inho, essa tá, daquelas... Minha primeira leitora sem ficar a par, mas ao par de mim.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui