Usina de Letras
Usina de Letras
290 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62174 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50578)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Mentiras sobre negros -- 20/11/2006 - 11:49 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Prezados Senhores

(Texto repassado por Ênio José Toniolo - sábado, 18 de novembro de 2006 05:50:41)

No noticiário de hoje, o locutor revelou que, segundo o IBGE, os negros sofrem discriminação salarial. Esta é uma mentira que tem sido repetida até ser aceita como verdade. Tal situação desrespeitaria dispositivos legais do país e os responsáveis poderiam ser punidos.

Realmente, os negros ganham menos, se considerados em valores absolutos, por terem menor qualificação profissional e ocuparem cargos mais modestos. O que não acontece, contudo, nos esportes e nas artes, onde são até privilegiados. Os mais bem pagos jogadores de futebol brasileiros são negros.

No noticiário, porém, foi afirmado que "há diferença salarial mesmo quando no exercício do mesmo cargo", o que é FALSO. Essa diferenciação conflitaria com as leis do país e duvido que me mostrem onde isto acontece.

Nas Forças Armadas e no Funcionalismo Público, por exemplo, os salários são atributos específicos da função ou posto, independente de cor ou sexo. E o mesmo ocorre em todas as empresas, desde as multinacionais às de pequeno porte, em que trabalhei, nas quais os salários obedecem a disposições do quadro funcional.

Até mesmo num simples Condomínio de Edifícios, os salários não podem se diferenciar. Alguns podem ganhar mais apenas em função das horas extras e dos anos de serviço. O salário básico é sempre o mesmo, para qualquer função, seja ela de faxineiro, porteiro ou zelador, com valores determinados pelo sindicato de classe. Não há como desrespeitar a lei. O que posso afirmar com convicção pela experiência de longos anos como síndico, desde que me aposentei.

Por outro lado, nos meus 50 anos de exercício profissional como engenheiro, eu sempre observei que a preferência dos patrões é por aquele que está mais capacitado e apto a exercer melhor o seu mister, dando maior retorno. Este é um princípio básico do capitalismo e da livre iniciativa que, se não for obedecido, resultará em prejuízos e quebra de eficiência.

E isto é tão marcante, que algumas empresas multinacionais se estabelecem no exterior, em busca de mão de obra mais barata, em detrimento dos seus próprios compatriotas, que assim perdem empregos. É por isto que existem tantas fábricas de empresas americanas que se transferiram para países da Ásia, como Tailândia e a China. O que lhes interessa é obter o maior lucro, sem desrespeitar a lei e ter que enfrentar ações legais.

Pedro Paulo Rocha

Engenheiro e atual síndico do edifício onde reside
Curitiba - Paraná



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui