Usina de Letras
Usina de Letras
283 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62176 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50580)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->Declaração vaticana sobre morte cerebral -- 05/09/2008 - 23:12 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Declaração vaticana sobre morte cerebral

O porta-voz esclarece um artigo do «L’Osservatore Romano»

Por Anita S. Bourdin

CIDADE DO VATICANO, quinta-feira, 4 de setembro de 2008

ZENIT.org

O critério adotado para declarar a morte com certeza, «o cessar completo e irreversível de toda atividade cerebral», deve ser «aplicado corretamente», recordou o porta-voz da Santa Sé.

O diretor da Sala de Informação do Vaticano, Pe. Federico Lombardi S.J., publicou nesta quarta-feira um esclarecimento após o artigo da edição de «L’Osservatore Romano» em italiano de 1º e 2 de setembro, sobre a questão da morte cerebral, assinado pela historiadora e jornalista italiana Lucetta Scaraffia.

O Pe. Lombardi explica que o artigo é «uma contribuição interessante e de peso», mas declara que «não pode ser considerado como a posição do Magistério da Igreja».

De fato, explica o sacerdote, a posição da Santa Sé pode ser consultada no discurso que João Paulo II pronunciou em 29 de agosto de 2000 ao dirigir-se aos participantes no XVIII Congresso Internacional da Sociedade de transplantes.

Nessa ocasião, recorda o Pe. Lombardi, o Papa afirmou que «se pode afirmar que o recente critério de certificação da morte antes mencionado, ou seja, o cessar total e irreversível de toda atividade cerebral, se for aplicado escrupulosamente, não parece estar em conflito com os elementos essenciais de uma correta concepção antropológica».

O porta-voz cita as conseqüências que tirou João Paulo II: «o agente de saúde que tiver a responsabilidade profissional dessa certificação pode basear-se nesse critério para chegar, em cada caso, àquele grau de segurança no juízo ético que a doutrina moral qualifica com o termo de ‘certeza moral’. Esta certeza moral é necessária e suficiente para poder atuar de maneira eticamente correta».

«Assim, só quando existir esta certeza será moralmente legítimo iniciar os procedimentos técnicos necessários para a extração dos órgãos para o transplante, com o prévio consentimento informado do doador ou de seus representantes legítimos», concluía o Papa, segundo recordou o Pe. Lombardi.

O artigo de Scaraffia publicado por «L’Osservatore Romano» comemorava o 40º aniversário da publicação do «Informe de Harvard», que substituía, como critério de morte clínica, o cessar cardiovascular pelo eletroencefalograma plano.

A autora evocava novos elementos científicos, baseando-se em exemplos, como o das mulheres em coma irreversível mantidas «em vida» para permitir que continuem a gravidez até o nascimento do filho.

«O 40º aniversário da nova definição da morte cerebral parece a ocasião para reabrir a discussão tanto no âmbito científico como no seio da Igreja Católica», sugere Scaraffia.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui