Usina de Letras
Usina de Letras
137 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62231 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50628)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3306)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->PUTZ, VOU SER MÃE!!!!! -- 25/08/2003 - 03:08 (JAQUELINE ALENCASTRO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




Ser mãe... cumprir o papel de mãe, na sua totalidade, nesta nova era vai além dos preceitos levados em conta tempos e tempos atrás.

Hoje o papel da "nova mãe" exige uma total psicologia para tratar dos novos obstáculos que esta "era moderna" trouxe na bagagem, pois apenas gerar e educar de acordo com os ensinamentos da família, o que já é muito difícil, o papel de mãe engloba ainda o papel da amiga, confidente, conselheira, orientadora e como muitos adolescentes dizem "mãe descolada e cabeça aberta". Não que algumas destas características não tenham sido vistas nas mães de outras gerações, mas convenhamos que tempos atrás a abertura para se abordar assuntos do tipo sexo e drogas, ainda eram considerados tabus no seio familiar.

Ter um filho nos dias de hoje é mais que um desafio, é também estar ciente de que a partir dos primeiros passinhos a criança não mais depende só de você, integralmente, e principalmente de que existe uma sociedade que dependendo dos seus ensinamentos, tratará de moldar seu filho a maneira mais inconveniente, se assim o jovem e/ou seus pais fizerem permitir. não obstante, os pais estarem atentos ao dia a dia do jovem levando em conta a delimitação do seu espaço, que é imprescindível, já é um grande avanço na tomada de decisão na hora de educar.

Mas e ser mãe, por exemplo aos 20 anos, a situação passa a ser outra e com relação a atenção deverá ser redobrada??? Levando em consideração o turbilhão de novos obstáculos que a nova sociedade trouxe esta interrogação passa sim a ser uma afirmação!!!

Pois é, tempos e tempos atrás engravidar aos 18, 19 ou 20 anos não fazia muita diferença, isso levando em consideração a questão do casamento, que por muitas vezes já era "arranjado" pelas famílias. As mulheres tinham lá seus 05, 08, 10 filhos, os educavam e os formavam com total dedicação, e ainda em muitos casos diante de situações financeiras difíceis, o que não se tornava um agravante na hora de formar seus filhos.

Já, a condição da "mãe de 20" pode ser encaixada ainda no processo da nova educação, ou seja, ainda há dúvidas e necessidades que provavelmente o papel da mãe não supriu, deixando assim uma lacuna conflitante no processo de amadurecimento dessa jovem. Esta por sua vez, conhecerá um novo mundo, o mundo das responsabilidades e atitudes, mundo este que passamos a conhecer quando nos damos conta que já não podemos viver somente embaixo das asas de nossos pais, por mais que assim gostaríamos que fosse... mas de uma maneira natural onde descobrimos que já é hora de suprir outras necessidades. Na direção contrária a "mãe de 20" está sendo retirada "bruscamente" da sua fase juvenil para se tornar uma pessoa adulta que passará a condição de mãe, protetora, educadora sentindo na pele os desafios aos quais seus pais passaram.

Esta minha amiga, posso dizer que amadureceu diante do espaço que não fora delimitado pela concordância do seu papel de filha e o papel de sua mãe, restando assim a sociedade tal "missão". Mas é claro e que assim seja dito " a sociedade suja mas também limpa" ou pelo menos "tenta limpar". Vemos isso através das repetitivas campanhas publicitárias que tentam conscientizar essa grande massa de fazer filhos.

Passando a condição de agora tornar-se mãe preparada pela sociedade, a brusca mudança na delegação das novas responsabilidades faz com que essas novas mães despreparadas, passem adiante o mesmo processo de educação ao qual foram submetidas, mas em certos casos o final nem sempre será feliz!!!








LEIA TAMBÉM:





CALÇADA DA FAMA









FALE COM A AUTORA









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui