Usina de Letras
Usina de Letras
160 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50609)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->2054 - Me espere amanhã... -- 14/07/2013 - 14:28 (Jairo de A. Costa Jr.) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Sim, o futuro começa hoje e ninguém duvida, creio eu. Comecei a crónica passada assim e fechei com Futuro só amanhã, mas começa hoje! Meu pai nunca duvidou, ele sempre saia viajar para viver o seu futuro, o caminhão era a sua nave. Tenho comigo uma lembrança do Toninho Terra passando em casa, para receber algo que era chamado de Iapi ou Iapetec. Passado distante aquele momento, para garantir um futuro distante, já vivido pelo seu Jairo, hoje em paragens alhures. Era a sua preocupação com a aposentadoria, acontecida ao final dos anos oitenta, quando finalmente ele mudou de nave e foi vivenciar um presente em seu sítio ali no Brejaúva, se tornando um pecuarista de umas vinte cabeças. Ali ele resgatou a sua juventude.
Pesquisando, a sigla correta era IAPTEC, que depois se tornou INPS e mais depois INSS, já nos anos noventa. Ainda você acha algo sobre as antigas siglas, referências de bairros, antigos hospitais em total decadência, algo que indica a má administração de todas elas, tristeza de sempre e de hoje.
Ir ao BM e cobrar da CEF sobre o depósito do PIS e do saldo do FGTS, recados para mim mesmo. Olha só o tanto de siglas, que tenho a ver amanhã, tudo porque me aposentei, depois de contribuir desde setenta e dois, quarenta e um anos distantes a construir o meu agora. Não aconteceu antes porque fiquei quatro anos sem a contribuição necessária. Como sou do setor privado, tenho direito a um teto, no entanto deixei vinte por cento ao governo devido ao Fator Previdenciário. Quequéisso...
Tá lá no site: "É aplicado para cálculo das aposentadorias por tempo de contribuição e idade, sendo opcional no segundo caso. Criado com o objetivo de equiparar a contribuição do segurado ao valor do benefício baseia-se em quatro elementos: alíquota de contribuição, idade do trabalhador, tempo de contribuição à Previdência Social e expectativa de sobrevida do segurado, conforme tabela do IBGE." Tem até uma fórmula para calcular. Não me perguntem como, nem tentei fazer. Meu fazedor foi o Miltom do escritório de contabilidade, ele falou - É isso aí, não bufe. Falou com razão, visto já mais de cinco anos Ele e a Leila azeitarem tudo, pois sempre falta documento e algum tipo de informação.
Ir ao BM significa receber um dindin. Outro dia fui e não consegui entrar, gente e mais gente atrás dos seus dindin e quetais; gente de bem, que deveria ser mais bem tratada e bufar mais. Porém uma sigla não entende a linguagem e prefere se esconder atrás de outra e de outra; quem sabe as ruas não nos ouçam...
Além dos recados acima, tenho outros para o dia-a-dia da empresa, o trabalho continua. Não dá para comprar uma fazenda e morar em Bali, navegando pelos mares do Sul. Continuarei trabalhando e muito, é o que espero mesmo. Aposentado sou e neste domingo quatorze de sete de treze, faço questão dessa condição e de tudo que ela representa, mesmo não ir para Bali, navegar só pela Rodovia Bandeirantes e Piracicaba me espere amanhã...
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui