Usina de Letras
Usina de Letras
277 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62174 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50578)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Teses_Monologos-->HISTÓRIA E CONSAGRAÇÃO Joaquim Branco (À Ricardo) -- 29/11/2004 - 18:58 (RICARDO NACIF NJAIM +) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
" HISTÓRIA E CONSAGRAÇÃO "

Joaquim Branco (Professor FIC, Doutorando Literatura Comparada-UERJ)


" Os grandes autores, além das obras que produzem e que constituem na verdade a parte que mais interessa à literatura, são motivo de pequisa constante nas mais variadas formas e direções.

Machado de Assis, nosso maior romancista, não foge à regra, e dois livros que acabam de ser lançados sobre sua obra confirmam essa tendência.

Do professor da Unicamp Sidney Chalhoub, Machado de Assis historiador (Companhia das Letras) analisa alguns romances do bruxo do Cosme Velho em uma perspectiva histórico-ideológica. Sua linha de pensamento aprofunda os sérios e conhecidos estudos de Roberto Schwarz e John Gledson, mas não só no que concerne à ficção; estende-se ao trabalho de Machado como funcionário do Ministério da Agricultura dos anos de 1870 a 1890, período em que se empenhou pela aplicação da Lei do Ventre Livre. Temas como a escravidão, o paternalismo senhorial, o feminino, a política, família, cidadania e liberdade comparecem extraídos da cena romanesca.

O de Ubiratan Machado - Machado de Assis - roteiro da consagração (EDUERJE) - é um levantamento pormenorizado da recepção crítica a vária obras machadianas. O pesquisador primeiramente faz anotações sobre cada romance ou conto abordado, para depois transcrever os comentários contidos em cartas, prefácios de livros ou artigos de jornais e revistas.O volume se completa com abundantes e necessárias notas explicativas.

Tanto o livro de Chalhoub quanto o de Ubiratan constituem material imprescindível na atualidade para professores e estudantes e , por que não dizer , para o público em geral que muito vai se interessar pelas surpreendentes revelações sobre Machado. "

Cataguases, MG, 11.07.2004


Ricardo, favor dar notícias.Você sumiu. Abração o Joaquim. Cataguases,MG,BR, 25.11.2004 e-mail:
jbranco@uai.com.br

Sumi, caro poeta, Joaquim, sumi sim, mas coisas da vida...
Com prazer,e alegria recebo seu artigo, com seu bilhete,que reproduzo e faço provocar nesta Usina de Letras, conforme artigo anterior de minha autoria, aqui publicado, novos contatos literários de grande importância para todos que admiramos e respeitamos o ilustre poeta da vizinha Cataguases.
Fizemos estudos de sua obra na UNIMONTES com ótimos resultados que divulgarei brevemente.
Qualquer hora estou chegando na Granjaria...

Abraços, do Ricardo ,extensivos aos seus familiares.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui