Usina de Letras
Usina de Letras
161 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50618)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Os médicos no Poder! -- 18/06/2013 - 08:56 (paulino vergetti neto) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Os Médicos no Poder!


Talvez um Congresso Nacional desmemoriado seja aquele que mais se preste a servir, interessadamente, ao executivo. A Presidenta pede, exige e os parlamentares de sua base político-governamental fazem sem pestanejar. O Congresso tem feito malabarismos gritantes para cumprir prazos das matérias que interessam ao governo, custe o que custar. Acredito que o rumo das coisas caminha por aí mesmo. Eleitor que é bom não presta. Vota e se derrota, ajuda e se prejudica, carece e lhe é negado os básicos direitos da cidadania.
Mas já não se vê apenas a faísca da desconfiança entre o povo mais antenado, mas, explosões de indignações, as mais diversas possíveis. O Ministro Mantega, coitado, mas liso do que seu próprio nome, fica falando o que os economistas não desejam ouvir e o povo já não mais acredita. Acontece o estouro e ele corre aos alto-falantes da mídia para esclarecer à população qual foi o material de que foi feita a bomba. Ministro bombeiro não nos faz falta não. O Planalto está cheio de gente assim, que adora agradar a manda chuva e cumprir ordens à risca!
A fúria arrecadatória do governo não para. A classe média cada vez mais espragatada feito "peixe-bacalhau" nos caixotes das bodegas do Nordeste. O PT iludindo a classe pobre-digo: os miseráveis-, de que o país achou seu rumo certo e que logo mais seremos todos ricos e milionários. Os criminosos do mensalão, muitos deles, engravatados até a alma, continuam saboreando os passeios congressuais e a usarem de suas benesses. Parlamentares que deveriam estar presos continuam, vergonhosamente, livres, nos corredores do Palácio do Planalto e noutros locais. Isso é que é o governo do PT? O que é ético, moral, permissivo? É o que se fala em comemorar os dez anos do governo do PT/Dilma/Genoíno/Zé Dirceu? Ainda têm a coragem de falar que vivemos numa Democracia e que o PT faz parte dela...
Se acaso o leitor entender, ao ler esta crónica, que aqui foi posto um desabafo pessoal do autor, não erra não. Chega um ponto que você ou escreve e publica ou morre asfixiado politicamente, como cidadão zelador de suas responsabilidades sociais. Perdoem-me o excesso, mas, ele também faz parte. O texto se angustia dentro do próprio texto.
Presidenta Dilma, se os números da Economia são mesmo incomodadores, mudemo-los para outros melhores, mais aceitáveis pelo povo brasileiro, com a pressa que o instante político nacional exige. Ditar regras não vale. Impor, pior ainda e todos sabem muito bem disso. Não temos mais o "Araguaia", os instantes sangrentos das guerrilhas de um passado recente. Talvez seja mais acomodatício ficar gastando o dinheiro público com estádios de futebol de portes faraónicos, onde o povo necessita mesmo é de hospitais bem estruturados, e, digamos de passagem, sem médicos importados de qualquer país que seja. Será que esses profissionais que o governo está querendo importar, principalmente de Cuba, não serão guardas revolucionários disfarçados, que uma vez aqui entre nosso povo mais carente, como os dos rincões do Amazonas, não os prepararão para uma futura invasão socialista continental de desdobramentos preocupantes? Era o Chávez que dava petróleo à Cuba trocado por médicos. Agora, a Senhora, fiel escudeira daquele e de outros mais governantes latino-americanos e caribenhos, será que não nos prepara desinteressante surpresa? Os médicos do Brasil estão prontos a irem aos lugares mais distantes de Brasília. Dê condições científicas e financeiras a eles para poderem ter educação continuada e ganharem decentemente como juízes e outros profissionais bem pagos deste país, que a coisa muda para melhor. Que importar médico que nada! Se eu pudesse, a primeira e principal medida que tomaria como mandatário desta nação era pedir ao povo que excluísse o PT do governo Nacional, recuperasse a Economia, pondo técnicos mais decentes no ativo laboral e pronto! Todo rumo nos levaria a um Estado melhor e mais justo. Governar um país como o nosso não é passear por águas calmas, mas, enfrentar, com hombridade, os problemas mais sérios como Saúde, Educação e Segurança Públicas! Convide-nos, nós médicos, para ocuparmos o Ministério da Saúde e veja no que dá. Aí, sim, teríamos um país saneado, nossas crianças imunizadas contra essas viroses que, vergonhosamente, ainda acometem nossas criancinhas. Não careceríamos contratar nenhum médico de Cuba ou de qualquer outro país. Em Brasília, os políticos deveriam aprender que os ministérios deveriam ser preenchidos por técnicos eficientes e não por donos de bolsões de votos ou poder de fogo contra a população que vive embriagada com essas bolsas escolas/família, que, a meu ver, deveriam todas ser postas em um cestão de lixo, e, em seu lugar, dar educação integral aos filhos desses iludidos e trabalho decente para seus pais. Assim é que se governa. Não fique aí causando turbulências na classe médica brasileira. Por que de Cuba? Quanto amor a Cuba de Fidel! Importe e valide diplomas de médicos alemães, Norte-americanos, que aí, sim, a Senhora saberia o que é salário de médico!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui