Usina de Letras
Usina de Letras
157 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->5000 A.C - A Mesopotàmia é logo ali -- 09/06/2013 - 20:18 (Jairo de A. Costa Jr.) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Ué, que está acontecendo? Nada não, só preciso saber ensinar meus filhos. Como nada, se está com esse olhar caído. – Ai, é duro ensinar história pros meninos, nem sei onde fica essa tal de Mesopotâmia. Seria uma moleza dizer para procurar no dicionário, no Google, etc; entretanto era preciso levantar os olhos dela, para enxergar bem longe, além do longe mais longe. Brinquei e falei para pegarmos nossa máquina do tempo, não deu certo, pois ela não acreditou na possibilidade. Pediu para eu pegar o último documento e assinar, ela iria almoçar. Quando me ocorreu – Leila, você precisa primeiro situar a geografia, depois a cronologia e aí chegar à história, talvez até na filosofia.
Pela geografia, essa região fica entre os rios Tibre e Eufrates, ali do lado do Irã e Iraque, atualmente falando. Saquei disso e ela me olhou com um como assim? Pegue o seu globo e mostre para eles, aí você diz que foi ali e antes de agora. Como assim, apareceu de novo, só que o olhão azul pra cima. Peguei um mapa mundi, da minha agenda, e mostrei a região atual, dizendo – Ficava aqui, nessa mesma geologia, a Terra não mudou; é só voltar à cronologia e pronto, estamos na história, só corrigindo o nome do rio para Tigre.
Dei uma viajada pelo mapa, com uns conhecimentos surgidos não sei de onde, e situei o mundo antigo com o de hoje, os povos e as conquistas, nossa fui longe, mas sem chute, juro que as informações todas se encaixaram e serviram para mostrar o caminho da história pela geografia. Essa conversa foi na sexta trinta e um, encerrada com uma pergunta – Onde você viu tudo isso? Vi por aí e muita coisa li numa coleção juvenil, chamada Ler e Saber, respondi e disse que ainda a tinha. Fiquei com tudo isso no meu pensamento, voltei para casa para a coleção Ler e Saber, dei uma conferida e não achei a Mesopotâmia. Como emprestá-la sem este assunto principal. Sábado depois, saí ao Shopping e na Livraria da Vila encontrei alguns livros no setor juvenil, dentro da minha ótica: História Antiga, Medieval, Atual, mais um de Exploradores e Descobertas, compondo por quase a coleção. Na terça entreguei a ela, com a recomendação de ler e não decorar, ler pelo prazer de ler e passar aos meninos.
Sexta anteontem perguntei – E aí, está fazendo efeito? Bastante, estão interessados, ainda que viram a Índia e a China, próximos trabalhos da escola. Conversamos mais sobre o mundo e a forma de ensiná-lo, como passar do passado ao adiantado. Até brincamos sobre ser tema de uma crônica toda essa nossa conversa.
Assim, estou no tema e posso dar que a definição de mesopotâmia é terra ou região entre rios, fácil não. Poderia dizer do mesopotâmico, que é relativo à Mesopotâmia, região do atual Iraque, onde correm os rios Tigre e Eufrates, ou seu natural ou habitante. Tem também mesopotâmio e mesopotameno. Isso tudo está no Houaiss e pesquisando mais você encontra que esta civilização é considerada uma das mais antigas da história e vários povos antigos habitaram a região por séculos A.C. Entre esses povos, destacam-se os babilônicos, assírios, sumérios, caldeus, amoritas e acádios. A região da Mesopotâmia era excelente, com água para consumo, rios para pescar e via de transporte, com as cheias que fertilizavam as margens. No geral, eram povos politeístas, tinham uma forma de organização baseada na centralização de poder, com imperador ou rei e economia baseada em agricultura e no comércio nômade. Tem mais muita coisa, muito, para se dizer, porém neste domingo nove de seis de treze, só espero que os meninos da Leila aprendam tudo e para mim a Mesopotâmia é logo ali, um piscar de olhos, desde mais de cinco mil anos.
 

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui