Usina de Letras
Usina de Letras
297 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62174 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50577)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->DIA INTERNACIONAL DA MULHER -- 07/03/2004 - 18:54 (Mario Roberto Guimarães) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Comemora-se amanhã o Dia Internacional da Mulher e, naturalmente, não poderíamos deixar passar em branco uma data de tal relevância.

É com respeito, admiração e orgulho que falo, neste momento, desse ser maravilhoso, sem o qual, convenhamos, seria muito difícil a vida dos homens.
Se, apenas a título de exercício de imaginação, pensássemos num mundo em que não houvesse mulheres, por certo todos concordaríamos, desde logo, que tal coisa jamais daria certo.

Foi sempre fato inconteste, a toda e qualquer época, mas, notadamente nos dias que ora vivemos, que a mulher desempenha múltiplos papéis, seja na sociedade, seja na vida familiar. A grande maioria das mulheres, hoje em dia, tem uma profissão, participando ativamente da economia do país, como não ocorria outrora, e, nesse aspecto, há que reconhecer que, na maior parte dos casos, sofre ela um grande e velado preconceito, mesmo em se considerando que já vivemos o século XXI. A economia evoluiu, as mulheres acompanharam essa evolução, ocupando seu lugar no mercado de trabalho, mas, no que tange ao tratamento a elas dispensado, não houve evolução alguma, o que faz com que a mulher trabalhadora sofra, ainda hoje, elevado grau de discriminação. Cremos que já se faz por demais tardia a correção desta falta grave, que a sociedade como um todo comete em relação à mulher.

Essa mesma mulher, que ao lado do homem, com condições as mais desvantajosas, impulsiona a economia, não relega a plano inferior sua vida doméstica; antes desdobra-se, sendo esposa, mãe, irmã, filha, sempre pronta a tomar as providências necessárias ao bom andamento de tudo, e, reconheçamos mais uma vez, o faz de forma tão simples e natural, que ela própria, muitas vezes, não se dá conta da complexidade de suas tarefas.

Cabe, portanto, neste dia especial, a nossa sincera homenagem a cada uma dessas maravilhosas companheiras, sem as quais nós, homens, não saberíamos viver, a homenagem plenamente justificada, por sua fibra e coragem, por sua ternura e carinho, pela dedicação, enfim, que as caracteriza.

Finalmente, vale ressaltar que essas palavras não apenas se aplicam ao Dia Internacional de Mulher, posto que, na realidade, nos corações dos homens que verdadeiramente têm consciência da importância deste ser especial, que sempre nos está a encantar, todo dia é Dia da Mulher.

Nossa homenagem, nosso respeito e nosso carinho a todas as mulheres.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui