Usina de Letras
Usina de Letras
143 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->1961 - Tosse e causos -- 02/06/2013 - 16:16 (Jairo de A. Costa Jr.) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Amanheci tossido a noite inteira, se é que posso dizer assim e só pode ser culpa da segunda passada, quando saí andar com garoa no lombo e camisa fina demais. Pode? Voltei já sabendo que a garganta iria pegar e pegou. Todo mundo sabe o que é tosse, principalmente as mães, não é? Fui ver o que o dicionário nos diz: expiração brusca e barulhenta, involuntária ou voluntária, de ar contido nos pulmões; outras, falta de dinheiro e até má vontade, birra. Não me lembro de visto essas últimas definições. Tem alguns tipos; comprida, de cachorro, de puxamento, improdutiva, produtiva, seca. Acho que a minha é de cachorro mesmo, aquela definida como tosse rouca, encontrada na coqueluche, nas afecções laríngeas, etc. Pode ser a seca, que é a mesma que tosse improdutiva, ou seja, tosse sem expectoração. Só sei que tossi muito mesmo, consegui dormir um pouco agora cedo e até dor de cabeça me deu.
Eu ia contar alguns causos e comecei com tosse, pois ela ainda não me largou. Causo é definido como o que aconteceu, acontecido, caso, ocorrido, entre mais outras. Embora o contador de causos pareça falar da sua imaginação e um bom contador nos segura um tempão, o causo é relativamente curto e trata de um acontecimento real; um caso, uma história, um conto. Causos de assombração costumam chamar a atenção, mesmo desprovidos da verdade, quem vai querer comprovar...
No início da televisão em São Miguel, éramos televizinhos na casa da Rute e toda sexta o programa era o Além da Imaginação, entre dez e meia-noite. Num deles, várias passagens envolvendo cães, lobos e lobisomens, um programa bem cara dos anos cinquenta. De noitão, saímos para casa e não é que ali perto da subestação surgiu um enorme cachorro, não sei de onde. Pernas pra que te quero, Eu e o Toy estamos correndo até hoje. Os causos do programa nem lembro mais, mas o nosso está vivinho da silva.
Causos de caminhão já falei demais, mas tenho outro mais. Voltando de São Paulo, madrugada, perto de Piedade, meu pai deu carona para uma pessoa, no meu ver, muito estranha. Falante de umas coisas, no meu ver, mais estranhas ainda. Fiquei espremido e quietinho, só imaginando... O cara tinha um osso saliente no gogó e usava um chapéu dobrado nas pontas, vai ser esquisito assim, fora um cheiro todo estranho. Não preciso dizer que ele foi se transformando no bicho dos bichos. Meu pai só nos papos e nas marchas e nas curvas da estrada. Pra mim, o bichão do outro mundo já prontinho. Tirou um pão doce de um saquinho e me deu um pedaço. Mais coró impossível e não consegui comer, só jogando fora em São Miguel e na porta do caminhão, testemunha daquele monstro espinhudo e alado...
Como estou com tosse, posso ser chamado de tossegoso, posso dar uma tossidela e tossicar; talvez uma discreta tossida seja possível num lenço de seda ou de papel mesmo. Do jeito que estou fica mais fácil tossir para chamar a atenção de alguém, expediente que você pode usar mesmo sem estar tossegoso. Não sei se chamei a atenção da Dona Mimi com a minha tosse; sei que ela me mandou para casa com um bilhete, escrito que eu estava com tosse comprida, o que naqueles anos não parecia ser muito bom, tossi muito e até babar, babava. Época de grupo e de tossir com as friagens de então.
Tenho até outros causos, porém a tosse está aqui me pigarreando; chamarei a atenção da Edna para algum tipo de remédio ou de carinho, pois neste domingo, dois de seis de treze, o clima não está para garganta não, frio, chuvoso. Só me resta o sofá, cobertores e o jogo do Brasil e Inglaterra. Tosse tosse...
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui