Usina de Letras
Usina de Letras
141 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50618)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Honestamente, somos desonestos. -- 13/05/2001 - 08:48 (Mauro de Oliveira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Quem escolheu a vida inteira e só errou,
Que ganhando eleição sempre perdeu,
Não sabe quanta gente ele matou,
Pelos bandidos que inocente elegeu.
Honestamente, somos desonestos.
Abram os olhos para aqueles em que votou,
Arranque a força o que ele prometeu,
Que devolva agora tudo que roubou,
E peça a parte do imposto que é meu.




Nós os escolhemos pelas palavras e atos. Nós decidimos porque achamos que seria o melhor. Nós votamos na esperança de que um dia seremos pessoas dignas e responsáveis por aqueles que fizeram o bem do Brasil.
Eles se elegem pelo passado de lutas, pelas juras da honestidade e pelas promessas da esperança. Eles ganham o poder, esquecem o passado, as juras e fazem pior do que aqueles que tanto condenavam.
Eles carregam a bandeira da justiça, da distribuição de renda, da diminuição da carga tributária, da melhoria da saúde, educação, da dignidade para os aposentados, do combate a corrupção, do desperdício do dinheiro público, prometem a liberdade, a igualdade e a justiça.
Durante cinco décadas votamos em todo tipo de político. Antes da eleição eram anjos, padrões de honestidade, salvadores da pátria. Planos mirabolantes um atrás do outro. Alguns chegaram até ao estado de graça com povo. Infelizmente, o vírus do poder, da corrupção, do corporativismo, do egoísmo, contaminaram a todos. Passamos a ver o mesmo filme com artistas diferentes. Tudo aquilo que pregavam, criticavam ou escandalizavam , foi repetido e de modo mais eloquente, como se fosse um delírio á safadeza e uma adoração a desonestidade. Em todos os níveis, federal, estadual e municipal. Em todos os poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário. Os escàndalos pipocam diariamente, tendo a corrupção como religião e as trambicagens como meio de vida. Quando o caixa da Nação não suporta mais, criam novos impostos, justificando-os que foram erros do passado e afirmando que doravante os eleitores idiotas, não serão mais surpreendidos nem enganados. Não completa um ano e lá vem outro imposto, outra contribuição. A máquina arrecadadora é insaciável. Justificam falando dos sonegadores que foram responsáveis pelo fracasso do plano de metas estipulado. Começam a caça aos sonegadores, quebra-se o sigilo bancário e junto com ele a legalidade. Rasgam a Constituição em nome da democracia. Apodrecem o direito em nome da modernidade.
E tome imposto! Pagamos aproximadamente 52 tipos de impostos, taxas e contribuições. Nem os idealizadores responsáveis sabem de cor. (irpf, irpj, cssl, icms, cpmf, ipi, itbi, itr, pis, cofins, fgts, inss, sesc, ioc, senai, iptu, ipva, iss, taxa de licenciamento de veículos, taxa de bombeiro, taxa de buracos, taxa de iluminação pública, taxa de limpeza pública e por ai fora que por mais que nos esforcemos não conseguimos nos lembrar. Alguns impostos são pagos em cascata, ou seja, pagamos varias vezes, pela mesma alienação ou venda. Por fora pagamos, plano de saúde, educação secundária e universitária, sendo que essas últimas garantidas gratuitamente pela Constituição. Além de pagarmos, temos que ser especialistas em burocracia e gênios da matemática, além de desocupado e vagabundo, para perder metade do mês só preparando a papelada ou disquetes para os barnabés conferirem e carimbarem.
Juntando tudo, alcançamos a pequena cifra de 33% do PIB ou R$ 333 bilhões. Segundo um "expert" do governo, para cada R$ 1,00 arrecadado, dois são sonegados. Ou seja os impostos se fossem todos religiosamente pagos, somaria R$ 999 bilhões. Foi-se o PIB! Em nossas contas não colocamos os 100 bilhões da corrupção, nem os 51 bilhões dos barnabés aposentados. Esquecemos também o justo, justíssimo salário, dos SENHORES do Poder, Executivo, Legislativo e Judiciário. Deixamos de lado nossa dívida interna de 500 bilhões a juros módicos de 15 % ao ano e de nossa dívida externa de U$ 180 bilhões a juros de 5% aa.
Na verdade nós não nascemos em um País. Nascemos num grande terreno da América do Sul, que é coberto por impostos, cercado por dívidas e que seus proprietários são os seres mais corruptos e canalhas que já habitaram este planeta.
No terrenão existem dois tipos de pessoas: Os que trabalham diariamente, sonegam e dão emprego. Esses são os desonestos para o poder. Os que brincam de governar, sonham em legislar e pensam que fazem justiça. Só dão emprego a parentes, comparecem ao que chamam de trabalho, três vezes por semana. São os responsáveis pelo rombo da corrupção e de todo o saldo devedor do terrenão. Sempre se tratando entre seus pares de Vossa Excelência, embora acusando uns aos outros de corrupto, ladrão e outros adjetivos mais "dignos". Para eles, corrupção é sabedoria, fraude é inteligência, roubo é o dia à dia, e a honestidade é uma palavra que os antigos criaram para confundir com Ernesto.
Nesta terra vendemos o que não temos, compramos o que não podemos, planejamos o que foi feito, fazemos o que não é planejado e pagamos o que não devemos.
O racionamento vem aí. Sem culpados, como a fraude do painel de votação. Construímos uma hidrelétrica e não fizemos a rede de transmissão, a água e a energia estão saindo pelo ralo. Fizemos o gasoduto, mas não construímos a termelétrica. Num caso fizemos a casa no meio do mato e esquecemos da estrada. No outro fizemos a estrada e esquecemos a casa. Viva o planejamento!
O governo não tem dinheiro para melhorar o ganho dos aposentados, que pagaram a duras penas contribuições sobre, 5, 10 e até 20 salários, durante trinta e cinco anos ou mais. No ato da aposentadoria a decepção. Quem pagava 10, recebe 6,5. Depois de alguns anos o aumento é tão pequeno que em poucos tempo estarão reduzidos a dois ou três mínimos. Por outro lado os aposentados do governo, que praticamente não contribuíram, são aposentados com salário integral. O que é que Deputados e Senadores estão fazendo ? Em sua maioria já percebem gordas aposentadorias e ainda suplementam com generosos subsídios. Os mais ambiciosos ganham comissões na liberação de verbas, que é a matéria prima dos grandes rombos do País.
Enquanto eles brigam e rasgam as saias, nós trabalhamos e pagamos impostos, para que seja distribuído em verdadeira farra orçamentária. Alguns "ligeiramente honestos", distribuem nossos impostos em suas capitanias, normalmente para aqueles que pertencem a sua corte.
Honestamente, somos desonestos. Pagamos impostos para que sejam distribuídos com a corrupção, com as falcatruas, com os parentes do poder, com a Sudene, e com a Sudam. Agora ainda vamos financiar as eleições para que eles não queimem o suado "dinheirinho" ou baixem o património líquido do caixa 2. Com isso deixamos de criar riquezas e empregos, e ainda somos cúmplices de tudo que eles fizeram, fazem e vão continuar impunemente a fazer.
Para cada real de imposto que pagamos, sessenta centavos vai para corrupção, escàndalos e rombos. Sendo assim é nosso direito abatermos 60% de tudo que somos obrigados a pagar. Com o abatimento, pagaremos as escolas de nossos filhos, os exorbitantes planos de saúde e ainda restará um pouco para investir e criar empregos. Nós sabemos administrar o nosso dinheiro. Não temos Ministros, Deputados, nem Senadores. Nosso custo de Administração é baixo e não costumamos roubar a nós mesmos.
Não tem jeito, temos que fazer o racionamento de impostos. Eles que façam o da energia.


Mauro de Oliveira
12/05/2001
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui