Usina de Letras
Usina de Letras
249 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50483)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Taxação dos Inativos. Aberração Jurídica -- 18/08/2003 - 15:52 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


A Taxação dos Inativos. Aberração Jurídica

(por Domingos Oliveira Medeiros)





A taxação dos inativos do serviço público fere direito adquirido. No dizer do ex-ministro do TST, Marcelo Pimentel, “o funcionário não incorpora ao seu patrimônio o direito à aposentadoria por ato liberal de quem quer que seja. Ele o alcança mediante a execução de um contrato bilateral entre o tomador de serviço – o governo -, seja quem for – e o servidor, admitido por concurso...”.



Estou de pleno acordo. A contribuição que se pretende é uma afronta à Carta Magna e “um tributo confiscatório “porque onera o patrimônio do cidadão a pretexto de subsidiar os déficits do Estado a que o contribuinte específico não deu causa”.



Não se pode, sob pena de quebrar a base do sistema democrático, ferir direito adquirido, consubstanciado em cláusula pétrea inserta na Constituição Federal.



“Admitir-se, no caso, que a regra adquira caráter legal, porque oriunda de uma alteração constitucional, violadora de cláusula pétrea da Constituição, é admitir-se igualmente que, amanhã, os princípios fundamentais da nacionalidade possam ser alterados, inclusive até o princípio federativo, a liberdade de pensamento, etc”. (...) Tudo passa a ser passível de alteração. Assim sendo, “o poder derivado (da emenda) passa a ser mais importante que o poder originário que o criou ( a Constituição)”. A criatura será incestuosa e terá mais poder que o criador!”. Ex-Ministro do TST – Marcelo Pimentel.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui