Usina de Letras
Usina de Letras
159 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62210 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140797)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Diário de um Aluno Cartesiano na Disciplina de Caos -- 16/09/2006 - 10:41 (Ivan Guerrini) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Eu vibro com as equações que prevêem todas as trajetórias possíveis. Laplace e o mundo previsível... isso é que é Física!!! Newton, Descartes, Galileu, Kepler e suas equações que prevêem tudo, todos os movimentos. Adoro Halliday e Tipler, são minhas bíblias, sempre na minha cabeceira. Os professores que só usam esses livros feras é que são professores, dignos mestres. Ensinam-me a decorar as equações e me dão prêmios depois, e aí fico feliz, tomo todas... Tudo como Pavlov e Skinner ensinaram dentro da ciência séria. Esses professores sérios são os que conseguem verbas de órgãos de fomento e bolsas para os alunos, aos montes. Eu sei que as bolsas deles são como as bolinhas de açúcar para os ratinhos condicionados que fazem o que manda o figurino, como disse Skinner... Mas eu gosto... Minha vida é essa mesma... Livros de Capra e Sheldrake não entram em casa, não tem espaço. São pura bobagem... Quero seguir os passos dos mais importantes homens sérios da ciência e um dia ser professor sério, pesquisador que participa das decisões na academia, participando de congressos sérios e sabendo o que é bom para os alunos e bom para a sociedade sem pedir a opinião de cara que não saca nada... Afinal, quem faz o que é certo, recebe o prêmio, não é mesmo? Eu, pelo menos, aprendi que a natureza é assim, o que você faz, você recebe... e tudo de forma linear. Quem faz certo um pouquinho, recebe um prêmio pequeno e quem faz certo bastante, recebe um grande prêmio. Esse negócio de incertezas, não-linearidades, caos, fractais e complexidade é pseudociência. Aplicação de Física Quântica na Biologia e na Medicina, então... isso prá mim é esoterismo, charlatanismo... Meu orientador já me falou isso, aliás, falou pra vários, mas tem gente que não se toca... Ele já falou pra deletar o que esses caras falam ou escrevem por aí, mas não adianta. Na verdade, eu só tô fazendo essa bosta de matéria de Caos prá ganhar esses 4 créditos. E tem uma meia dúzia comigo nessa... O professor que vá à merda com esses assuntos e leve junto essa tropa que acredita nele... Eu fico lá atrás mesmo, com os pés levantados na poltrona e olhando pro trouxa que tá lá na frente..., aliás, alguns trouxas... Tô nem aí, quando dá, eu saio mesmo. Não gosto dessa bosta... Quando dá, eu peço prá alguém assinar pra mim e já até passei meu RG pruns dois ou três... O professor nem sabe do meu RG e nem conhece minha assinatura. Aí, eu engano mesmo... Eu sei que ele vai falar de ética depois, que a disciplina é optativa e todas aquelas merdas que ele costuma falar, mas eu sei que eu sou ético e ninguém precisa falar nada pra mim sobre isso... No trabalho em grupo, eu só vou aparecer fisicamente... fazer o quê, afinal só preciso da freqüência e da nota dessa merda, porque vai pro currículo, depois tô fora... Tô no time dos caras que até parecem ajudar esse professor, é cinismo, eu sei, mas faz parte. Como meu orientador e seus amigos, por exemplo, que no fundo têm raiva dele porque ele incomoda demais. E esse cara incomoda mesmo, não tem simancol... Na verdade, tô lá também prá espionar e levar pros donos do meu curso o que esses idiotas estão falando por lá. Não me incomodo de fazer o papel de leva-e-traz, porque é para o bem da ciência... Mas o que é bom é que esse meu time é fera, só gente boa. Eles sabem que têm que aturar esse professor e a turma dele porque faz parte da democracia... Esses coitados não sabem que ciência é coisa séria, que pra ser verdade, tem que provar com os testes estatísticos aceitos, repetir várias vezes, etc... Só aí aparecem as equações para a gente descobrir as trajetórias e prever tudo, a função da ciência séria. Esses caras são loucos, místicos, acreditam naquilo que não dá para provar com a repetição, essas bostas de subjetivo, homeopatia, florais, padrões da água, da música, dos comportamentos, das doenças, etc...isso não existe e esse pessoal do Lab-Caos só viaja... Não vejo a hora de fazer práticas de empurrar carrinhos na ladeira, calcular o período de pêndulos simples e calcular o tempo de viagem de trens que entram e saem dos túneis com velocidades constantes. É assim que a gente vai saber calcular direito as doses de radiação nos pacientes e interpretar as imagens, não tem como. Quem quer fazer a coisa séria lá na frente, tem que fazer a coisa séria agora. Isso sim vale a pena... isso é ciência. Efeito Borboleta é para quem não tem o que fazer na vida...

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui