Usina de Letras
Usina de Letras
269 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50483)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Teses_Monologos-->CRANIOSINOSTOSE - INFORME TÉCNICO -- 26/10/2004 - 21:30 (Márcio Filgueiras de Amorim) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
INFORME TÉCNICO: CRANIOSSIOSTOSE
Curso de Fisioterapia do Unileste MG
Disciplina: Fundamentos de Pediatria
Orientador: Márcio Filgueiras de Amorim
Discente: Isabella Teixeira Quaresma

Craniossinostose é a soldadura precoce de uma ou mais suturas cranianas. Esta fusão precoce pode provocar deformidades cranianas pelo crescimento compensador que ocorre nas regiões oende exista uma sutura aberta. A craniossinostose têm início na vida embrionária e não possui uma causa conhecida. A sinostose de uma única sutura é mais freqüente do que múltiplas, ocorre mais em meninos e é mais comum nas suturas sagitais. A soldadura precoce das suturas, impedindo o crescimento rápido do cérebro, poderá provocar compressão cerebral, cegueira e deformidade craniana. Convulsões podem ocorrer. Assim, a importância do diagnóstico e do tratamento precoces das craniossinostoses é óbvia. Deve-se suspeitar de craniossinostose em toda criança que apresentar crânio mal formado e assimétrico. O diagnóstico precoce pode ser feito já ao nascer; o crânio do recém-nascido mostra obliteração de áreas norma;mente abertas, como as fontanelas, e ao longo das suturas já se pode sentir uma elevação. No diagnóstico clínico deve-se medir a circunferência craniana, todavia, esta nem sempre está diminuida, podendo estar até aumentada quando o crescimento compensador for grande. Pose-se ainda utilizar alguns exames para comprovar a patologia, tais como: exame radiológico, cintilografia, tomografia e ressonância magnética. De acordo com a sutura acometida o crânio adquire formas peculiares em conseqüência do crescimento compensador. A fusão mais comum é a da sutura sagital (57%), depois vem a da coronária (18,6%), metópica (10%), todas as suturas soldadas (8%). O tratamento deve ser em conjunto com pediatra, neuropediatra, neurocirurgião e a família. O tratamento cirúrgico visa corrigir ou preenir hipertensão intracraniana e compressão de nervos, que poderão provocar debilidade mental ou cegueira, além de deformidades estéticas. Quando a sinostose é da coronária ou há sinostosses múltiplas, os danos para o cérebro ou para a visão poderão ser grandes e a correção cirúrgica é mandatória. Porém, quando somente a sutura sagital está acometida, raramente ocorre compressão ou hipertensão intracraniana, de modo que o tratamento neste caso teria finalidade apenas cosmética.

Bibliografia:
BEHRMAN, Richard E. KLIGMAN, Robert M. Nelson Princípios de pediatria. 3° ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1998
SHEPHERD, Roberta B. Fisioterapia em pediatria. 3° ed. São Paulo: Santos, 1996


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui