Usina de Letras
Usina de Letras
156 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->1969 - Dor -- 07/04/2013 - 02:45 (Jairo de A. Costa Jr.) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Mas doeu muito a pancada, doeu, passou logo e lembro porque narrei na Selva. Voltando nela ontem, como disse, faltou só o ar. Tive que sentar mais que um pouco, quando fiquei memorando minhas dores. Assunto que me tomou por ter conversado hora e meia com o Saboia, amigo ex-funcionário da empresa. Um artesão do aço, só fazia peça técnica com arte mesmo, vivia com o espigão corrido por medo de arrumar o fêmur direito, no encaixe com o quadril. Veio para um café e contar da operação. - Aquele lazo de uma figa enganó eu, tá veno aqui essa aguínha, vire que só vó marca. Tuf, ai ai ai, enganó eu, quidor, deu a Rraac cara. Começou a furmigá os pés e não senti mais nada, dor nada. Puseram os panus, vi tudo pelas sombras e dor nada. Eu falo procê, a operação da prótese não é mais que uma dor de dente. Mas porque você demorou, era aflição? - Eu andava com tanta dor, cheguei a ir atrais de morfina, se alembra eu já tava torto e duía os zuvídos. Só fiz mesmo porque o doutor faló preu vendê a moto e comprá uma cadeira motorizada. Ah, tá brincano, vamus fazê então. Pra encerra ainda dói, mais só pode ser a tar da fisioterapia. Depois do café demos umas risadas e ele saiu achando que deveria colocar o das Dores no nome dele.
Dor é uma sensação desagradável, que varia desde desconforto leve a excruciante, associada a um processo destrutivo atual ou potencial dos tecidos que se expressa através de uma reação orgànica e/ou emocional. Tirei esse tantinho de descrição, mas tem mais de cento e vinte e dois milhões de resultados sobre dor, é só pesquisar pessoal. Já tenho as minhas suficientes e lembro-me de algumas, em sessenta e nove eu trabalhava com o seu João Nagata, o pessoal dele plantava mexericas e trazia vender. Eu chupava tantas que o estomago não aguentava e como doía. Até arrepio dava e dá. Ultimamente ando apaziguando ele com Pariet e Digiplus, mas não recomendo, só por ordem médica e sem vender moto.
Da dor da enxaqueca nem preciso me alongar, basta Neosaldina aos baldes, essa já está no meu deeneá. Dor de ouvido só tive uma vez e de noite inteira, era bem criança e me lembro do Furacin Oto Solução, desceu bem quentinho e levou a dor embora de vez.
Das dores de dentes já contei, acho que tive três terríveis, o remédio é Dentistol mesmo, pelo menos uma vez por ano. Nesse ramo da dor, meu problema é o tratamento, meu limiar da dor é muito alto ou baixo, não sei explicar, sei que preciso de muita anestesia. Haja agulhada, no céu da boca, na gengiva da frente, de lado. Depois fico horas anestesiado e mordendo os lábios. Quinta levei duas na gengiva mesmo - Jairo vai doer um pouquinho; na dele nada, já na minha...
Anestesia tradicionalmente significa a condição de ter a sensibilidade (incluindo a dor) bloqueada ou temporariamente removida. Isso permite que os pacientes passem por cirurgias e outros procedimentos sem a angústia e a dor que experienciariam de outra maneira. Pesquisei também, com mais de sete milhões de resultados, ficarei por aqui mesmo. Que foi Bem? Ai, tó com uma tremenda dor nas costas. A Edna desceu me ajudar e volta a sofrer a sua dor crónica, hérnia de disco. Se eu for mais a fundo, terei que dividir as dores em cronicas e agudas, físicas e psicológicas, do coração, da paixão, do amor e do desamor, da partida, da saudade, da dolorida, da desilusão, da ilusão. São tantas e cada um sabe o tamanho da sua e que analgésico usar. A propósito - Analgésico é um tipo de medicamento que diminui ou interrompe as vias de transmissão nervosa, suprimindo a dor. Por analogia, qualquer coisa que interrompa a sua dor não deixa de ser um analgésico, o duro é quando só se torna um paliativo. Tomei tento das minhas poucas dores vividas, nenhuma de monta a não serem as das perdas, dos que se foram; dores sem remédio, mas garanto, neste domingo de sete de quatro de treze, que as lembranças às amenizam. Choro ajuda em todas as dores!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui