Usina de Letras
Usina de Letras
85 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62164 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50574)

Humor (20027)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4753)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Teses_Monologos-->ARTROGRIPOSE - INFORME TÉCNICO -- 26/10/2004 - 21:10 (Márcio Filgueiras de Amorim) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
INFORME TÉCNICO: ARTROGRIPOSE – 23/09/2004
Curso de Fisioterapia do Unileste-MG – Disciplina: Fundamentos de Pediatria – 5º Período
Professor Orientador: Márcio Figueiras de Amorim –Discente: Allan Patryck


A artrogripose múltipla congênita não é uma doença especifica, mas sim um dos sinais de uma complexa síndrome que inclui severas contraturas articulares congênitas. Essa síndrome não é progressiva, e se caracteriza por articulações rígidas e deformadas, músculos ou grupos de músculos atróficos ou ausentes, membros com escasso ou ausente tecido subcutâneo e o de forma cilíndrica ou fusiforme, contraturas de cápsulas articulares e tecidos periarticulares, sensibilidade intacta e luxação de articulações como quadril e joelho. A maioria das crianças tem inteligência e longevidade normais.
Essa síndrome pode variar em casos leves, com duas ou três articulações afetadas, e em casos graves onde articulações importantes de todos os membros e também a coluna podem ser envolvidas. A artrogripose é caracterizada por rigidez congênita em flexão ou extensão com hipoplasias dos músculos correspondentes. São múltiplas as articulações afetadas com adução do ombro, extensão de cotovelo, flexão de punho, pé em eqüino varo (flexão plantar e inversão) e escoliose.
As contraturas articulares congênitas parecem ser a resposta a uma variedade de agentes e situações que criam um desequilíbrio entre forças musculares que atuam sobre as articulações, o que torna o membro vulnerável a limitação mecânica do ambiente intra-uterino. A patogênese da síndrome pode ser ainda determinada por fatores intrínsecos, ou seja, do próprio embrião (alterações neuropáticas ou miopáticas) ou extrínsecas (oligodrâminio ou outras anormalidades uterinas que diminuam os movimentos fetais). Febre materna superior a 38°C no primeiro trimestre de gestação também tem sido associado a alguns casos de artrogripose. Cerca de 40% dos casos de artrogripose correspondem a amioplasias, onde os quatro membros são afetados.
A apresentação clássica da artrogripose envolve membros inferiores e superiores, sendo inferiores mais acometidos. A criança apresenta narinas antevertidas, micrognatia (maxilar pequeno), hemangioma frontal, palato em ogiva (palato com forma de ponta de foguete). Ocorre contratura dos ombros, cotovelos, punho; deformidades do polegar e palmas das mãos; rigidez das articulações interfalangeanas; contratura dos quadris, dos joelhos, pés tortos rígidos.
O tratamento fisioterápico consiste em alongar os tecidos moles rígidos, mobilizar as articulações delicadamente, incentivar movimentos ativos de tronco e membros e ajudar esses pacientes a adquirir habilidades na realização dos atos funcionais. Os entalamentos progressivos tem por finalidade manter as correções conseguidas. Esse esquema deve ser aplicado com maior intensidade possível, sobretudo no primeiro ano de vida, mas provavelmente esses pacientes necessitarão de tratamento e apoio ate a vida adulta recebendo ajuda quando for necessário. Os pais precisam colaborar no tratamento a domicilio. O tratamento deve ser feitos com técnicas de mobilização e alongamento, varias vezes ao dia em períodos de breve duração. É importante saber que o tratamento deve ser delicado e eficiente, necessitando de conforto, apoio e paciência visto que os resultados demoram a se manifestar. A terapia ocupacional incentiva à criança a explorar seu mundo com brincadeiras sem que talas e gessos a atrapalhem. Tratamento cirúrgico é recomendado na maioria dos casos, necessitando de cirurgia reconstrutora, mas essa deve ser adiada ate se obter a maior mobilidade possível graças à aplicação de métodos conservadores.


Referencias bibliográfica:
SHEPHERD, Roberta B. Fisioterapia em pediatria. 3ºEd. São Paulo: Santos, 1996.
KLIEGMAN, Behrman. Princípios de pediatria. 3ºEd. Rio de Janeiro: Guanabara, 1998.
RATLIFFE, Katherine T. Fisioterapia clinica pediátrica. 1ºEd. São Paulo: Santos, 2002.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui