Usina de Letras
Usina de Letras
150 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Teses_Monologos-->ESPINHA BÍFIDA - INFORME TÉCNICO -- 26/10/2004 - 21:04 (Márcio Filgueiras de Amorim) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Informe Técnico: Defeitos no Fechamento do Tubo Neural: Espinha Bífida
Curso de Fisioterapia do Unileste-MG
5° Período
Disciplina: Fundamentos de Pediatria
Professor Orientador: Márcio Filgueiras de Amorim
Discente: Jeny Argélia O. B. Bolonini Medeiros

A espinha bífida e uma malformação congênita devida a um erro no desenvolvimento da coluna vertebral, o qual resulta em fechamento incompleto do canal vertebral, por falta de fusão dos arcos vertebrais. O defeito pode ocorrer em qualquer nível, porém o local mais freqüente e a região lombossacra, geralmente a ultima porção da coluna vertebral a se fechar.
A avaliação ultra-sonográfica meticulosa e detalhada da anatomia fetal é capaz de revelar as dimensões da falha do tubo neural, podendo detectar 95% dos casos.
Esta bem estabelecido que a maioria das mães que dá à luz a um neném com um tipo de espinha bífida apresenta um nível
elevado de alfafetoproteína no líquido amniótico, uma ingestão nutricional inadequada de vitamina ácido fólico (folato).
Tipos:
Espinha bífida oculta: É a forma mais discreta de espinha bífida e em geral é assintomática e mais freqüente na porção inferior da coluna lombar, envolvendo a falha das lâminas de L5 e S1; de gravidade mínima, já que raramente esta associada a déficit necrológico, sendo observado apenas ao exame radiográfico. A única evidência de sua presença pode ser uma pequena depressão, com tufo de pêlos sobre a vértebra afetada. Pode-se associar a pés tortos congênitos, assimetria dos membros inferiores e incontinência urinária.
Espinha bífida cística: Tipos graves de espinha bífida, apresentado protrusão da
medula espinhal e/ou meninges através do defeito dos arcos vertebrais, são chamados, coletivamente, espinha bífida cística, por causa da presença de um saco semelhante a um cisto associado a estas anomalias. Quando este saco contém meninges e FCS (fluido cerebroespinhal) a anomalia é denominada espinha bífida com meningocele, coberta por pele normal. Quando a anomalia compreender meninges, medula espinhal e/ou raízes nervosas que podem alojar-se no saco ou constituir parte de sua parede é denominada espinha bífida com meningomielocele espinha bífida com meningocele. Os músculos e a gordura subcutânea adjacentes são habitualmente deficientes, e nessas circunstâncias, a cobertura da pele é fina e translúcida.
Espinha bífida com mielosquise é observada quando a lesão é um tubo neural aberto sem um saco sobrejacente. Nela, a pele e a dura-máter ficam sem se fechar sobre o tubo neural, de forma que a medula espinhal e as raízes nervosas permanecem completamente expostas.
A espinha bífida cística e a mielosquise produzem déficits neurológicos intensos que se correlacionam com o nível do defeito do tubo neural; perda da sensibilidade, paralisia e incontinência fecal e urinária.

Referências Bibliográficas
· MOORE, Keith; PERSAUD, Lond. Embriologia básica. 5°.ed. Guanabara Koogan.
· BEHRMAN, Richard. Princípios de Pediatria 3.ed. Guanabara Koogan.
· SALTER, Robert. Distúrbios e Lesões do Sistema Músculoesquelético. 3.ed. MEDISE.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui