Usina de Letras
Usina de Letras
153 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50616)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140801)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->APOLOGIA DO TABAGISMO NA TV GLOBO PREOCUPA ASSOCIAÇÃO MÉDICA -- 12/08/2006 - 16:49 (JOÃO DE FREITAS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

"Associação Médica Brasileira envia manifesto à TV Globo sobre a apologia ao tabagismo na novela "Páginas da Vida"

“É indiscutível que o tabaco é responsável por mais de 50 doenças no ser humano, atingindo a maioria dos tecidos, órgãos, aparelhos e sistemas do nosso organismo. No mundo 5 milhões de pessoas morrem por ano devido às doenças tabaco-relacionadas, sendo 200 mil no Brasil.

Em razão do nosso Programa de Controle do Tabagismo ser um dos mais avançados do mundo, o Brasil conseguiu reduzir a prevalência de fumantes de 32% em 1989 para 19% em 2003. Como a mídia, sob todas as formas, pela sua grande penetração na população em geral, tem um papel importante, não somente na desmistificação do comportamento social em relação ao tabagismo, também pode ser um incentivo ao hábito de fumar, quando faz a sua apologia. A novela “Páginas da Vida”, que está sendo levada ao ar pela TV Globo, apresenta um de seus personagens de destaque, Greg (José Mayer), nos capítulos até agora exibidos, fumando e dando enormes baforadas.

Como as novelas, há algum tempo, tinham o propósito de evitar o fumar em suas cenas, para que, principalmente, os adolescentes, jovens e mulheres não fossem levados ao hábito de fumar, por ser os artistas um modelo de comportamento, que inegavelmente tem uma influência muito grande junto a esse grupo.

Dessa maneira, a Associação Médica Brasileira, através de sua Comissão de Combate ao Tabagismo, leva o seu protesto à Direção da TV Globo, ao autor Manoel Carlos e ao Diretor Jayme Monjardim por essas inserções relativas ao fumar nesta novela, que constituirão, sem dúvida, intencionalmente ou não, uma cumplicidade à tarefa das indústrias do tabaco em angariar cada vez mais fumantes entre nós. Como a televisão tem um papel muito importante, por sua penetração na sociedade, esperamos que os responsáveis se sensibilizem e deixem de incluir novas cenas a respeito”.

Dr. José Luiz Gomes do Amaral
Presidente da AMB
Dr. Antonio Pedro Mirra
Comissão de Combate ao Tabagismo da AMB

Fonte : Ricardo Meirelles – Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia
INCA 11/08/2006"

E o tabagismo em novelas não é nada acidental. Já conhecemos casos de pessoas que não fumavam e se tornaram fumantes ao fazer uma personagem fumante, por exemplo, Mel Lisboa em Presença de Anita. Por que uma personagem fumante? Quem programa uma personagem fumante deve estar ganhando para isso. E quem deve estar pagando?

Milhões de pessoas viram também Omar Pasquim dando charutos para Foguinho na novela Cobras e Lagartos. Será sem qualquer finalidade que esses atores usaram charutos?

O MARKETING DA MORTE AINDA NÃO ACABOU



Se você quiser receber um aviso cada vez que este autor publicar novo texto, basta clicar AQUI e enviar.

Não use esse link que aparece acima do texto e depois do link do currículo;
Porque esse serviço agora está funcionando só para assinantes.
Utilizando o meu, eu lhe enviarei pessoalmente o aviso
.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui