Usina de Letras
Usina de Letras
15 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->PAI 50 -- 11/08/2006 - 22:44 (Domingos Sávio Fernandes de Souza) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
PAI 50
Saveco

AO MEU FILHO LÍVIO

São seis horas e quarenta minutos da manhã. Os primeiros raios solares tentam vencer a negritude da noite. A cidade dorme. Encosto-me em uma das janelas do apartamento e vislumbro a rua, o mar, a praia. Recordo-me que a alguns anos atrás passava as noites até o dia amanhecer naquela praia... Bebia com amigos... Curtia garotas...Divertia-me. Sentimentos afloram meu pensamento. Balbucio:
- cinqüenta anos!
Sinto uma imensa solidão, estou solitário na madrugada. É verdade que foi preferência minha. Pedi para que me deixassem sozinho nesse dia. Preciso refletir o que significa cinqüenta anos de vida.
A mente retroage no tempo e me leva ao ano de 1982. Trabalhava em uma pequena cidade do interior quando sua mãe me deu conhecimento que estava grávida.
Meses depois estávamos separados, mas para minha alegria naquele primeiro dia do mês de junho de 1983 o telefone toca e alguém radiante me diz ter nascido meu primeiro filho.Impossível descrever a alegria, o prazer, o contentamento. Corri à Igreja da cidade para agradecer de joelhos a chegada do meu substituto. .
Agora sim!
Estou completamente realizado como pai, como homem, como ser humano.
Lembro-me do prazer em pegá-lo nos braços... Beijá-lo... Apresentá-lo aos amigos... Aquela linda criança, pele extremamente clara, cabelos louros encaracolados é o MEU FILHO.
Quão bom era brincar com você, despertar em você a curiosidade, fazer palhaçadas, ver o seu sorriso...Divertir-me com suas peraltices...Sonhar com seu futuro...
- Cinqüenta anos!
A mente novamente me traz recordações: Onde estão meus amigos construídos durante todos esses anos? Milhares, inapelavelmente perderam-se no tempo. Melhor, perdemo-nos. A vida encarregou-se de apagar até mesmo o semblante. Outros permanecem, porém como simples pessoas que conheço. Uns poucos perduram...Estão presentes.
Aqui paro para uma reflexão, sabe:
você é o meu maior, melhor, incondicional, incomparável, insubstituível AMIGO.
De repente, fez-se homem. Com isso, a confirmação: hoje, sem medo de errar, VOCÊ é meu amigo/irmão/filho. Eu construí meu novo mundo...Minha nova vida...Meu AMIGO preferencial do peito. Um novo ser em quem posso confiar todas e as mais íntimas confissões sem receio de decepções, de traições. O meu parceiro de todos os momentos, inclusive os de maiores dificuldades, mesmo vivendo separados fisicamente.
Obrigado pelo seu carinho, muitas vezes não concedido, porém idealizado!
Obrigado pela sua atenção, algumas vezes negligenciada, contudo desejada!
Obrigado pelo seu sorriso, muitas vezes não expresso, todavia estampado no rosto!
Obrigado pela sua companhia, muitas vezes não concretizada, porém sentida!
Obrigado pelo seu amor, às vezes não declarado, contudo presente!
Obrigado pela sua gratidão, às vezes não realizada, mas aspirada!
Obrigado pela sua parceria, muitas vezes ausente, porém imaginada!
Obrigado pelo abraço fraterno, muitas vezes não concretizado, porém propagado!
Obrigado pela tolerância, algumas vezes ausente, contudo permanente!
Obrigado pelos beijos não dados, porém proferidos!
Obrigado pela sua existência! Meu amigo!
Meio século de anos.
Perdoe-me pelos meus tropeços. Pela minha intemperança. Por não estar presente fisicamente em todos os dias de sua vida, em especial naqueles em que você sentiu a falta de um pai. Desnecessário dizer-lhe porque isso aconteceu dessa maneira não desejada por mim.
Olho-me e me vejo um trapo... Um trapo com respeito ao aspecto físico. Relembro o vigor, a beleza e energia de outrora, que hoje estão presentes em sua vida.
Você é meu representante. Você é minha esperança de melhores dias. Você é meu protetor. Você é o ombro amigo que tenho para repousar meu corpo fatigado. Meu ombro para derramar minhas lágrimas. Meu apoio dos poucos dias que me restam.
Aprenda com os desacertos a identificar como deve trilhar seu caminho. Eu estou aqui sempre pronto e presente, ainda que trôpego, a ampará-lo. Para sinalizar as trevas advindas em razão da sua ainda incipiente experiência da vida.
Meu filho adorado!
Além da vida, dou-lhe a minha cinqüentenária experiência. Deseje utilizá-la. Aprenda através dos meus erros e evite que estes aconteçam em sua vida, em repetição.
Dou-me como um pai feliz.
Você me faz orgulhoso dessa condição.
Não deixe meu sonho de sucesso diluir-se pela irresponsabilidade. Pela falta de comedimento. Pela falta de limitação e controle.
Espero poder expressar-me novamente para você nos anos vindouros.
Começo a viver novo estágio de vida.

Milhões de beijos, meu adorável filho.
Confio em você!
Beijaun como se escreve na internet
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui