Usina de Letras
Usina de Letras
215 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Teses_Monologos-->A CRIANÇA HIPOTÔNICA - INFORME TÉCNICO II -- 26/10/2004 - 20:57 (Márcio Filgueiras de Amorim) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
INFORME TÉCNICO: A CRIANÇA HIPOTÔNICA Data:21/08/2004
Curso de Fisioterapia do Unileste MG
5º Período
Disciplina: Fundamentos De Pediatria
Professor Orientador: Márcio Figueiras de Amorim Discente: Patrícia Monteiro Guerra

A Criança Hipotônica

O tônus em uma criança normal consiste em discreta tensão permanente do músculo, de tal maneira que os membros opõem ligeira resistência ao deslocamento, quando manuseados ou movimentados passivamente; em outras palavras, ele define o grau de resistência que se opõe à movimentação passiva. Sob o ponto de vista clínico a hipotonia tem sido interpretada como sinal de diminuição da atividade nos circuitos reflexos, sendo esta decorrente de lesão do SNC.
Alguns lactentes apresentam acentuada hipotonia muscular ou flacidez, muitas vezes de caráter transitório, embora possa persistir sob a forma de fraqueza muscular e de “moleza” generalizada. Podem inicialmente surgir dificuldades quanto ao diagnóstico diferencial entre a flacidez devida a uma lesão do SNC e a flacidez que acompanha outras afecções. A hipotonia é encontrada também nos prematuros e síndrome de Down. No caso típico, a hipotonia manifesta-se por flacidez extrema quando se procura levantar o bebê, bem como pela sua incapacidade de produzir a força muscular necessária para movimentar os segmentos do corpo, sobretudo em oposição a gravidade. O lactente assume muitas vezes uma posição típica mantendo os membros em abdução, flexão e rotação externa. A cabeça costuma cair para trás quando se procura levantar a criança para posição sentada. Em decúbito ventral pode faltar o desvio lateral da cabeça, destinado a proteger a criança do perigo de se asfixiar. Quando segurado em posição sentada ou em pé, mostra-se freqüentemente incapaz de manter a cabeça e o tronco eretos; os membros inferiores podem fletir-se e entrar em colapso, quando a criança é segurada na posição em pé. Os movimentos de espernear costumam estar ausentes ou ser muitos fracos. As dificuldades para beber e para alimentar-se podem ser devidas à incapacidade de produzir força muscular necessária para sucção e a deglutição eficazes.
Crianças com hipotonia congênita benigna exibem o distúrbio aos 9-12 meses com atraso dos marcos motores. São incapazes de sentar, engatinhar, ou rastejar, mas possuem boas habilidades verbais, sociais e manipulativas e uma aparecia inteligente. A força parece ser normal, e elas movimentam os braços e as pernas agilmente. Contudo, elas apresentam retardo da cabeça, escorregam em suspensão ventral e redução do tônus passivo. A maioria das crianças se recupera e parece normal por volta dos 3 anos de idade. Com freqüência, outros familiares exibiram um padrão de desenvolvimento semelhante.

Quando suspeitar:

· Altura bizarra ou não habitual;
· Diminuição da resistência a movimentação passiva das articulações;
· Aumento de amplitude dos movimentos;
· Redução da movimentação ativa;
· Observar a postura e a movimentação do lactente em decúbito dorsal, puxando-o pelos braços para fazê-lo sentar-se, verificar o controle da cabeça em suspensão ventral.

Referências Bibliográficas:

*SHEPHERD,Roberta.Fisioterapia em Pediatria.Santos:Livraria Editora,3ªed.
*MURAHOVSCHI,Jayme.Pediatria Diagnóstico mais Tratamento.Sarvier Editora.6ª ed.
*BEHRMAN,Richard E;KLIEGMAN,Robert M.NELSON Princípios de Pediatria.Guanabara Koogan.4ª ed.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui