Usina de Letras
Usina de Letras
88 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62138 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10447)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10332)

Erótico (13566)

Frases (50548)

Humor (20019)

Infantil (5415)

Infanto Juvenil (4749)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140778)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6172)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infantil-->A GIRAFA -- 27/08/2004 - 13:02 (RUBENS NECO DA SILVA) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

“ A GIRAFA ”
PSEUDÔNIMO: “N E C O”

NUMA RESERVA ECOLÓGICA PROTEGIDA PELO GOVERNO PREOCUPADO COM A SOBREVIVÊNCIA DE TODAS AS ESPÉCIES, SE COMEMORAVA O NASCIMENTO DE ALGUNS FILHOTES. A ALEGRIA ERA CONTAGIANTE, POIS TODOS OS ANIMAIS FESTEJAVAM O NASCIMENTO DA URSINHA, DO LEÃOZINHO, DO MACAQUINHO, DA PANTERINHA, DO HIPOPÓTAMO, ENTRE OUTROS, E TODAS MAMÃES ESTAVAM FELIZES. OS FILHOTES CRESCIAM JUNTOS E LOGO BRINCAVAM, CORRIAM E SE DIVERTIAM POR TODA A RESERVA FAZENDO TRAQUINAGENS E DESCOBRINDO A VIDA.
A ÚNICA QUE NÃO CONSEGUIA ACOMPANHAR OS LÉPIDOS ANIMAIZINHOS ERA A GIRAFINHA, QUE CHORANDO DESABAFAVA COM SUA MÃE.

GIRAFINHA: Mamãe, queria ser como os meus coleguinhas. Gostaria de pular como o macaquinho, correr como a avestruz, ser ágil como os leõezinhos, esperta como as panterinhas, mergulhar como os hipopótamos. Queria ser mais ativa e buscar sozinha a minha liberdade.

A MAMÃE GIRAFA COM MUITA CALMA, LÁ DE CIMA, OLHA A PEQUENA FILHINHA E DIZ:

GIRAFA MÃE: Filhinha! Você tem que entender que os outros animais não são da sua espécie, você sempre terá mais dificuldades em acompanhá-los, porém você tem outras qualidades. Logo descobrirá. Ainda é muito cedo para você compreender. Os filhotes de sua espécie ficam junto de suas mães até crescerem mais e nem sempre podem brincar com outros animais.

A GIRAFINHA CHORA E INCONFORMADA DIZ A SUA MÃE:


GIRAFINHA: -Eu não quero ficar nas barras de sua saia a vida toda. Eu quero correr, quero brincar em todos os lugares.

CONSTANTEMENTE OS OUTROS FILHOTES DA RESERVA VEM CONVIDÁ-LA PARA BRINCAR, E ELA ESQUECENDO-SE RAPIDAMENTE DO CONSELHO DE SUA MÃE SAI FELIZ. ALGUMAS HORAS DEPOIS VOLTA ENTRISTECIDA.

GIRAFINHA: -Ah mamãe! Não consigo brincar de esconde-esconde! Meu pescoço revela o meu esconderijo e eu sempre perco. Não posso nadar, não consigo mergulhar. Brincar de pega-pega então, nem pensar. Não tenho agilidade; de corre-corre muito menos, porque quando chego todos já estão dormindo de tanto me esperar, só ganho da tartaruga. Mamãe será que eles estão de brincadeira comigo, escolhendo atividades que eu não posso competir? Às vezes eu vejo meus amiguinhos rindo de mim, e eu fico tão triste! Porque eu gosto muito deles, mas eles são tão diferentes!. Sempre querem mostrar que são melhores que eu, por quê?

GIRAFA MÃE :-Porque isso é a natureza minha filha. Foi assim e sempre será. Um querendo ser melhor do que o outro. Por que você não fica com os filhos das outras girafas que nasceram na mesma época que você? Eles têm a mesma idade e vocês, com certeza, se dariam muito bem.

GIRAFINHA: -Não mamãe. Eles me olham de maneira diferente, querem me cheirar o tempo todo, principalmente o Malhado, parece que nunca viu uma girafinha, tem umas brincadeiras esquisitas, fica mostrando umas coisas para mim!

GIRAFA MÃE:- É que eles são machos minha filha, e tem esse comportamento atrevido.


A GIRAFINHA NÃO DESISTE E CONTINUA A TENTAR BRINCAR COM OS OUTROS ANIMAIS, PORÉM QUANTO MAIS CRESCIA TORNAVA-SE MAIS DIFÍCIL ACOMPANHÁ-LOS, POIS ELA TINHA MENOS AGILIDADE. CHEGOU A SE MACHUCAR VÁRIAS VEZES POR TENTAR ENTRAR EM LUGARES ONDE NÃO CABIA, ATÉ FICOU ENFAIXADA POR ALGUNS DIAS. E ASSIM ELA FOI CRESCENDO, CRESCENDO...


GIRAFINHA: - Mamãe, você percebeu que o leão tomou outro rumo, não o vejo mais na reserva. As panteras foram obrigadas a se refugiarem para outras matas. Os macacos correm de um lugar para outro e já não tem mais paciência de ficar em lugar nenhum. Brigam e roubam os outros animais. O hipopótamo nem brinca mais, fica mais debaixo d’água do que fora dela.


GIRAFA MÃE: - Todos cresceram minha filha e a vida é assim, cada um toma um rumo diferente. Você tem que se juntar aos seus semelhantes.

GIRAFINHA: Sabe mamãe, tenho reparado no Malhado, parece que está interessado em mim! Vive me rodeando. Até acho ele interessante!

GIRAFA MÃE : - Filha tudo era uma questão de tempo. Sempre soube que você perceberia isso. Olhe, somos muito altas, mas isto nos dá oportunidades que outros animais não tem. Podemos enxergar longe, podemos observar tudo o que acontece na reserva a distância.

GIRAFINHA: - É verdade, sabe mamãe hoje encontrei alguns filhotes de garças que estavam perdidos de seus ninhos. Vi as mães voarem desesperadas a procura de seus filhotes, que estavam à mercê dos predadores.Vi os filhotes à distância e fui até eles, consegui protegê-los até que encontrassem seus pais. Encontrei alimento para outros e guiei com segurança os que estavam perdidos. Conseguia ver alguns perigos e alertar aos que corriam riscos.

GIRAFA MÃE: É! Tenho recebido muitos elogios de você. E o Malhado está cada vez mais encantado com sua inteligência e elegância.

GIRAFINHA: Mamãe, veja! Há uma queimada na reserva, preciso alertar os animais, eles correm riscos de vida !

E A GIRAFINHA SAI A PARA AJUDAR E ALERTAR OS ANIMAIS SOBRE O INCÊNCIO, E CONSEGUE EVITAR UMA CATASTROFE. DEPOIS VOLTA PARA CASA ORGULHOSA DE SI MESMA E DE SUA ESPÉCIE.

GIRAFA MÃE: -Vamos filha, o Malhado te espera. Você tem que estar mais bonita e descansada. Hoje é o dia de sua união. A partir de agora vocês viverão um para o outro.

O CASAL DESFILA PARA OS ANIMAIS DA RESERVA QUE APLAUDEM A UNIÃO.

GIRAFINHA: -Mamãe, logo seu netinho estará nascendo. O Malhado está tão ansioso. Não vê a hora de ver nosso filhote.

FILHOTE: Mamãe posso brincar com a oncinha e os outros bichinhos da reserva? Os leõezinhos, os macaquinhos, as panterinhas, todos estão me esperando.

GIRAFINHA: Filho, os seus semelhantes costumam a ficar com seus pais até ficarem mais crescidinhos, você terá dificuldades em acompanhá-los!

FILHOTE: Ah! Mãe! Eu quero ir. Deixa vai!

MINUTOS DEPOIS O FILHOTE VOLTA TRISTE

FILHOTE - Mamãe por que eu não consigo acompanhar meus amiguinhos? Eu queria correr como eles, nadar, me esconder como qualquer outro animalzinho. Mas logo sou descoberto porque este pescoção me entrega e todos me encontram primeiro. Não consigo correr, minhas pernas são compridas, aí eu tropeço e caio. Não consigo nadar nem mergulhar como o hipopótamo, muito menos ser ágil como os leõezinhos...

ENQUANTO ELE RESMUNGAVA, A GIRAFA NO ALTO DE SUA SABEDORIA, BALANÇAVA A CABEÇA E SUSPIRAVA, ENQUANTO SUA MÃE APROXIMAVA-SE DIZENDO:


MÃE GIRAFA: - Vai começar tudo de novo!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui