Usina de Letras
Usina de Letras
165 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62188 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50593)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Um Problema na Usina -- 14/08/2003 - 04:13 (Don Cuervo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Um Problema na Usina








VOCÊ já teve de lidar com uma pessoa que intimida e atormenta outros? A maioria de nós já, uma vêz ou outra.



Os atormentadores podem ser tanto homens como mulheres de todas as posições sociais, em qualquer parte do mundo.



O que é exatamente a intimidação e agressividade a que nos referimos? Não é necessariamente importunar ou agredir fisicamente



O psicologo Dan Olweus, pioneiro no estudo sistemático do problema, IDENTIFICA ELEMENTOS comuns nesse comportamento, tais como agressividade deliberada e acentuada disparidade de força ou poder ENTRE O PERPETRADOR E A VÍTIMA.



Talvez não haja definição que cubra todos os aspectos desse abuso, mas ele tem sido descrito como"DESEJO PROPOSITAL E CONSCIENTE DE MAGOAR, OFENDENDO OUTRA PESSOA E DEIXA-LA ESTRESSADA".



Algumas táticas dos atormentadores incluem, zombaria ferina, críticas constantes, insultos, bisbilhotice e exigências desarrazoadas.



Ex:Usam palavras para ferir e humilhar a pessoa, por meio de palavrões, insultos ou persistente zonbaria ferina e cruel.(coisas do tipo, apoucado, papalvo etc...)



Certa especialista em saúde mental comenta:

"E´ um aspecto triste, porém comum, da dinâmica humana. Há pessoas que se sentem melhor menosprezando outros."



Um novo e insidioso costume é a intimidação digital - o envio de mensagens rabaixadoras via Internet. Alguns chegam criar páginas na Internet cheias de ódio a respeito da vítima, incluindo informações pessoais. Segundo a Dra. Wendy Craig, da Univ. de Queem, no Canadá. essa força de agressividade é "extraordinariamente prejudicial para a pessoa que é vítima disso."







O QUE CAUSA A AGRESSIVIDADE ?




Em muitos casos os anos de formação da pessoa agressiva são marcados pelo mau exemplo dos pais ou por negligência total. Muitos agressores vêm de lares em que os pais eram frios, desinteressados ou em que eles tenham realmente ensinado os filhos a usar a fúria e a violência para resolver problemas.



Pessoas que foram educadas num ambiente desses talvez nem reconheçam como sendo agressividade seus ataques contra as vítimas; pode até mesmo pensar que seu comportamente é normal e aceitável.








EFEITOS FÍSICOS E EMOCIONAIS




Entre outras coisas, as intimidações e zombarias persistentes podem corroer a autoconfiança da vítima, causar doenças graves e até mesmo arruinar uma carreira.

A vítima talvez passa a sofrer de dores de cabeça, insônia, ansiedade e depressão.



E´isso que deseja ao seu semelhante ?



Essa agressividade também causa danos aos próprios agressores.



E´isso o que quer para você ?



De fato, alguns estudos revelam que aqueles que eram agressivos na infância desenvolveram padrões de comportamento que passaram para a vida adulta. Alem disso, são mais propensos a gerar antecedentes criminais.



Infelizmente, esse tipo de agressividade causa um impacto sobre a sociedade no mundo todo e já chegou na USINA.















Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui