Usina de Letras
Usina de Letras
123 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62159 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10345)

Erótico (13567)

Frases (50571)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Teses_Monologos-->TORCICOLO CONGÊNITO - INFORME TÉCNICO -- 26/10/2004 - 20:18 (Márcio Filgueiras de Amorim) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Informe Técnico: Torcicolo Congênito 12/08/2004 Curso de Fisioterapia do Unileste MG
Matéria Fundamentos de Pediatria
5o. Período
Professor Orientador: Márcio Filgueiras de Amorim
Discente: Dolores de Aguiar Figueiredo

O torcicolo cervical congênito apresenta-se como uma inclinação da cabeça no recém nascido, podendo ser notado imediatamente depois do parto ou aparecer só quando o lactente tem 2 a 4 semanas de idade. A contratura do músculo esternocleidomastóideo de um lado causa flexão lateral para esse lado e rotação para o lado oposto. No recém nascido normal, a rotação passiva da cabeça de um lado a outro chega a 180º, enquanto que na criança com torcicolo a rotação para o lado oposto freqüentemente não ultrapassa a linha mediana. As palavras torcicolo muscular e torcicolo congênito são usadas para designar o pescoço “torto”, acompanhado de fibrose do músculo esternocleidomastóideo. Notamos em muitos casos, embora não em todos eles, a presença de um nódulo no músculo esternocleidomastóideo. Quando presente, esse nódulo se manifesta sob a forma de uma tumoração de forma ovóide, localizada na barriga do músculo, sendo que este se torna evidente a partir da Segunda ou terceira semana de vida, desaparecendo geralmente antes dos 5 a 6 meses de idade.
A causa do torcicolo é desconhecida mas existem diversas teorias a respeito. Uma delas admite que a má posição do pescoço in útero provoca isquemia circunscrita do músculo esternocleidomastóideo. Outras pesquisas relacionam trauma ao nascimento a trauma específico do músculo esternocleidomastóideo durante o processo do parto, sendo que pode ser consecutivo ao parto em apresentação pélvica.
No tratamento do torcicolo congênito temos o conservador que resolve os sintomas em 70% a 97%. Este tratamento conservador consiste de alongamento passivo, posicionamento, uso de calor e estimulação ativa que são utilizados muito eficazmente como procedimentos e técnicas fisioterápicas.

Outro tratamento seria a intervenção cirúrgica no qual a liberação do músculo na extremidade clavicular na extremidade mastóidea reduz a contratura, consistindo numa secção alargada do músculo que ocorrerá a partir de 1 ano e meio. Após esta fase, o recurso será a cinesioterapia intensinva pós operatória no qual recorrerá de técnicas para reequilíbrio de toda musculatura pericervical, reeducação da assimetria facial, ensinar os movimentos, posição, dentre outros procedimentos. A intervenção cirúrgica para o torcicolo em geral não é realizada até que as medidas conservadoras tenham tempo para ser eficazes.
Acerca do prognóstico, depende do caso, no período neonatal geralmente, após o tratamento, os resultados são excelentes. Na criança mais velha, a cirurgia pode estabilizar as alterações craniofaciais, mas não consegue o desaparecimento daquelas já instaladas antes do tratamento.
O torcicolo não tratado leva a assimetrias faciais e escoliose na parte superior da coluna, causada pelas assimetrias da posição da cabeça e do pescoço. O tratamento inicial pode minimizar ou evitar essas complicações.

Bibliografia

SHEPHERD, Roberta B. Fisioterapia em Pediatria . 3.ed. São Paulo: Santos, 1996 . p. 293 a 302
RATLIFFE, Katherine T. Fisioterapia Clínica Pediátrica . 1.ed. São Paulo: Santos, 2002 . p. 139 e 140
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui