Usina de Letras
Usina de Letras
110 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62145 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10447)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13566)

Frases (50551)

Humor (20021)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140784)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6175)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Teses_Monologos-->ESCORBUTO - INFORME TÉCNICO -- 26/10/2004 - 17:47 (Márcio Filgueiras de Amorim) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
INFORME TÉCNICO: ESCORBUTO – DATA: 14/10/2004
Curso de Fisioterapia do Unileste MG
Disciplina – Fundamentos de Pediatria.
Professor orientador: Marcio Filgueiras Amorim
Discente: Ronimarcos silva.

Escorbuto: Deficiência de vitamina C

O escorbuto é uma doença aguda ou crônica da lactência e da meia idade ou idade avançada causada pela deficiência de acido ascórbico (vitamina c). Esse distúrbio caracteriza-se principalmente por anemia, manifestações cutâneas hemorrágicas, problemas musculoesqueleticos e anormalidades gengivais.
Idade de inicio: seis a doze meses; meia idade ou idade avançada.
Etiologia: lactência /infância. Dieta contendo apenas leite processado, sem acréscimo de furtas cítricas ou vegetais.
Vida adulta: pessoas solteiras e que cozinham para si próprias e não comem saladas e vegetais crus.
Fatores desencadeantes: gravidez, lactação e tireotoxicose aumentam as necessidades de vitamina c.
Patogenia: Os seres humanos não conseguem sintetizar acido ascórbico, que é uma vitamina fundamental da dieta. As reservas totais de vitamina C do corpo variam de 1,5 a 3 g. os primeiros sintomas ocorrem quando essas reservas forem menor que 0,5 g.
A função mais conhecida da vitamina c é na síntese do colágeno. Sua deficiência reduz a hidroxilação peptídica do pro-colageno, diminui a formação do colágeno e sua secreção pelo tecido conjuntivo, com fragilidade capilar associada.
Sem ingestão de vitamina c, os sintomas do escorbuto começam depois de 1 a 3 meses.

Exame físico.
Lesões cutâneas:
Petéquias, hiperceratose folicular com hemorragias perifolicular principalmente nas pernas.
Boca: gengivas edemaciadas, purpúreas, esponjosas, que sangram facilmente; essas anormalidades são encontradas no escorbuto mais avançado, amolecimentos e queda dos dentes.
Sistema musculoesqueletico: as hemorragias no periósteo dos ossos longos e nas articulações causam edemas dolorosos e nas crianças separação das epífises. O esterno pode afundar. As hemorragias retrobulbares, subaracnóideas e intracerebrais podem levar ao óbito.
Evolução e prognostico: A menos que seja tratado, o escorbuto é fatal. Com o tratamento, os sangramentos espontâneos cessam em 24 horas, as dores musculares e ósseas diminuem rapidamente e o sangramento gengival para em 2 a 3 dias.
Tratamento: Nos casos suspeitos, deve-se obter uma amostra de sangue para dosagem do acido ascórbico e iniciar o tratamento imediatamente.
Acido ascórbico: administrar 100 mg 3 a 5 vezes ao dia, até completar a dose de 4 g; em seguida, administrar 100mg/dia até a cura em alguns dias ou semanas.
Sempre com orientação medica.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

LOWY, Gabriela; ALONSO, Fausto J. Forin; CESTARI, Silmara C. P.; CESTARI, Tânia Ferreira; OLIVEIRA, Zilda Najjar P. Atlas de Dermatologia Pediátrica – Topográfico e Morfológico. Ed.Médica Científica Ltda., 2000.
428,429 p
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui