Usina de Letras
Usina de Letras
276 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62176 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50580)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Teses_Monologos-->SARAMPO - INFORME TÉCNICO -- 26/10/2004 - 17:40 (Márcio Filgueiras de Amorim) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
INFORME TÉCNICO: SARAMPO – DATA: 21/10/2004
Curso de Fisioterapia do Unileste MG
Matéria: Fundamentos de Pediatria – 5º período
Professor Orientador: Márcio Filgueiras de Amorim
Discente: Rubiana A. Dias Ventura

Sarampo - doença viral exantemática aguda, contagiosa, caracterizada por febre, coriza, tosse, conjuntivite, exantema maculopapular, ocorre na infância, principalmente na idade pré-escolar. Transmissão através dos perdigotos, por meio de secreção ocular e das vias respiratórias do doente, período de incubação de 10 a 12 dias. É contagiante desde o período catarral até 5 dias após o aparecimento do exantema. Inicia com febre, cefaléia, conjuntivite, coriza e tosse seca persistente, seguidos do aparecimento de exantema máculo-papuloso com inicio na face e generalização no sentido crânio-caudal, Manchas de KopliK, pequenos pontos brancos na mucosa bucal, aparecem dois dias antes do inicio do exantema e desaparecem após sua eclosão completa. São características para o diagnóstico. Complicações são freqüentes, sendo a mais comum a otite media, seguida pela pneumonia, laringite, encefalite, miocardite e pericardite, trombocitopenia e hepatite. A doença regride de 7 a 14 dias com cura espontânea e máculas residuais acastanhadas. O exame complementar seria Sorologia.
O diagnóstico diferencial seria, rubéola e eritema infeccioso. O tratamento é puramente sintomático e de sustentação, ou seja, repouso, antitérmicos, higiene dos olhos e pele, líquidos freqüentemente.

Referencias Bibliográficas:
* LOWY, Gabriela; ALONSO, Fausto Forin; CESTARI, Silmara; CESTARI, Tania Ferreira; OLIVEIRA, Zilda Najjar. Atlas de Dermatologia Pediátrica Topográfico e Morfológico: Medsi, 2000.p.223-227.
* KLIEGMAN, Robert M; BEHRMAN, Richard E. Princípios de Pediatria.3.ed.Rio de Janeiro: Guanabara, 1998.p.332-333.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui