Usina de Letras
Usina de Letras
299 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62175 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50580)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Democracia às Avessas -- 09/08/2003 - 10:23 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Democracia às avessas

(por domingos oliveira Medeiros)



O comunismo e o socialismo, em tese, já não existem mais. Ou, quando menos, não atrapalha os planos dos países que se dizem democráticos. Já não metem medo.



Restou, praticado pela maioria das nações, o regime democrático. Que tem lá suas vantagens e desvantagens. E que, agora, sozinho, não se presta mais, da parte de seus defensores, para fazer comparações com outros regimes, no pressuposto de que a democracia, se não é um regime perfeito, é o melhor que temos. Será?



Vejamos o exemplo do Brasil.



A gente escolhe o presidente. Pelo voto livre e universal. Universal, talvez. Livre, nem tanto!.



Não se pode desconhecer que nosso sistema eleitoral carece de aprimoramento. A mídia, e o poder econômico, exercem grande influência junto ao eleitorado, no que se refere à eleição presidencial.



As pesquisas de opinião, não há dúvidas, têm a sua parcela maior de massificação de idéias e de canalização de votos. Não raras vezes são “fabricadas”, para favorecer este ou aquele candidato.



A TV não fica de fora. Insinua, omite, distorce fatos e tem sido cabo eleitoral dos mais operantes. Emissoras de rádio e empresas jornalísticas, do mesmo modo.



O resultado não podia ser diferente. A eleição acaba não reproduzindo os verdadeiros anseios da maioria. E o povo fica sem representação. Seja por conta da infidelidade partidária, que leva o seu deputado para partidos de ideais opostos aos do respectivo eleitor, seja pelo não cumprimento de promessas de campanha.



As causas são muitas. Entre elas, o despreparo, o desinteresse e a falta de “politização” da maioria da povo brasileiro. E a solução passa, necessariamente, por uma ampla, geral e irrestrita Reforma Política.



Enquanto isso, a gente “escolhe” o presidente, e o presidente escolhe os seus aliados. Geralmente, contrários aos interesses do povo que o elegeu.



No caso do PT, o presidente fica dependendo do Congresso Nacional para aprovação de matérias de seu interesse; por sua vez, o Congresso fica na dependência da orientação dos Governadores, que ditam os caminhos a serem seguidos, pelos parlamentares, na apreciação dos projetos de reforma do governo.



O exemplo da Reforma da Previdência é bem sugestivo. O governo negocia sua proposta com os parlamentares e com os governadores. O trio de interesses é montado. Cede-se aqui e acolá. Retiram-se direitos e vantagens. Aumentam-se os impostos. Nomeiam-se os “bodes expiatórios”. E a imprensa se encarrega de “construir” a opinião pública melhor adequada aos propósitos governamentais.



No final, quem elegeu presidente, parlamentares e governadores, fica de fora das negociações e do processo do “toma-lá-da-cá”.











Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui