Usina de Letras
Usina de Letras
304 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50575)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Teses_Monologos-->VERRUGAS E MOLUSCO CONTAGIOSO - INFORME TÉCNICO -- 26/10/2004 - 17:32 (Márcio Filgueiras de Amorim) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
INFORME TÉCNICO: VERRUGAS E MOLUSCO CONTAGIOSO
DATA: 07/10/2004
CURSO: FISIOTERAPIA UNILESTE MG- 5° PERIODO MATÉRIA: FUNDAMENTOS DE PEDIATRIA
PROFESSOR ORIENTADOR: MÁRCIO F. DE AMORIM DISCENTE: HUMBERTO CAPANEMA

VERRUGAS

A verruga é uma proeminência bem circunscrita causada pelo papiloma vírus que acomete pele e semimucosas. Cerca de 10% das crianças em idade escolar têm uma ou mais verrugas, durando episódio (durante o qual múltiplas verrugas podem se desenvolver) vários meses ou anos.
PICO DE INCIDÊNCIA- 12 a 16 anos.
TRANSMISSÃO- contato com pessoas, auto-inoculação de uma área do corpo para outro e indireto (chuveiros públicos).
INCUBAÇÃO- 3 meses.
EVOLUÇÃO- cura espontânea em 2 anos.
VARIEDADES- Verruga vulgar, verruga plana juvenil, verrugas plantares, verrugas filiformes.
A verruga vulgar é a forma mais comum suas lesões estão entre 3 a 10cm de diâmetro, a superfície hiperqueratósica, indolor, isolada, de cor pardacenta ou ligeiramente amarelada, arredondada, podendo apresentar pequenos pontos de cor mais escura na superfície vegetante (papilomatosa). Localizam-se freqüentemente no dorso das mãos e dos pés, antebraços e joelhos.

TRATAMENTO- As verrugas são tumorações benignas, com tendência a involução espontânea a longo prazo, sem deixar cicatriz. Se optar pelo tratamento a melhor opção é a tintura com ácido salicílico a 16,5% e ácido láctico a 14,5% em colóide elástico ou pode-se utilizar o produto comercial (Duofilm) aplicar na hora de dormir e remover na manha seguinte.
MOLUSCO CONTAGIOSO

O
molusco contagioso é uma tumoração causada por vírus, bem mais comum em crianças que em adultos é muito contagioso.
TRANSMISSÃO- ocorre por contato direto, auto-inoculação por arranhadura, epidemias em asilos e escolas.
INCUBAÇÃO- 15 a 50 dias.
CARACTERIZAÇÃO- pápulas brilhantes, cor da pele, 2 a 8mm, em forma de cúpula (semi-esfera) com umbilicação central e que contém material branco semelhante ao coalho ou sebo. Assintomáticas, algumas podem tornar-se pruriginosas. Pode ocorrer infecção secundaria.
LOCALIZAÇÃO- freqüente no tronco e face; lesões múltiplas numerosas não são incomuns em pré-escolares; nos adolescentes pode ocorrer nas virilhas e genitália.
EVOLUÇÃO- regressão espontânea após 6 a 9 meses; algumas podem persistir por 3 a 4 anos.
TRATAMENTO- quando existem lesões numerosas não é necessário tratar todas. Pincelar as lesões com ácido retinóico (0,05% em álcool) diariamente por 2 ou 3 semanas.

BIBLIOGRAFIA:

Murahovschi, Jayme. Pediatria diagnostico + tratamento.6 ed. São Paulo: Sarvier,2003.p.552-554.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui