Usina de Letras
Usina de Letras
159 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->2013 - Puf dois -- 20/01/2013 - 22:43 (Jairo de A. Costa Jr.) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
É bem de geleia mesmo, comentou a Ana sobre o tipo de peito que escrevi no início do puf e acrescentou se não seria aloprado o que eu estaria procurando. Anotei para depois, no momento só demos risadas e concluímos os assuntos do nosso trabalho. Aloprado, poderia ser, caso a pessoa fosse muito inquieta ou muito agitada. Talvez amalucada, adoidada ou desatinada. Não se encaixa, o sujeito é devagar quase parando. Vocês sabem que deixei de lado a busca pela palavra, porém os conhecidos me falam - Ói, acho que é entupigartado; entendi meio que aumentando o erre no garrrtado. Não achei no dicionário, porque é entupigaitado; que se entupigaitou, atrapalhado, embaraçado, confuso, mudo. Derivado do entupigaitar, embaraçar-se, atrapalhar-se, confundir-se, desnortear-se e por aí afora. Foi a Iriana que me apresentou, dizendo que os parentes dela, quando davam de cara com gente assim, já saíam de lado - Tá entupigaitado. Agora que eu sei o que significa, posso até usar com alguém, inclusive ele, o personagem disso tudo, mas não quero. E tem mais, se vocês quiserem podem utilizar o entropigaitado, que é sinónimo.
O dramático foi de minha autoria, surgiu assim de repente no meio de assinaturas de papéis - Drama, dramático, pode ser, ele é dado a isso, a colocar intensidade, comover para arrebatar, tudo tem que ser penoso, desgastante, para no final ser glorioso. Murchei na horinha; é não. Mais de melodrama, que peca pelo exagero e o bom resultado está no simples, por menos se resolve. Um dos conselhos que dou é que menos é mais, quando bem aplicado. Um dia falo disso.
E por último, prometo, dessas tentativas de se achar a tal da palavra que se encaixe na pessoa, nem sei mais quem e para resolver o meu puf, sei nem qual mais, coloco o alucinado; aquele que se tornou desvairado, ensandecido, louco, tem visões, alucinações, que perdeu a razão, o equilíbrio; também aquele que está ou ficou fascinado, deslumbrado. Foi ontem que anotei, pensando nela se encaixando aqui, mas como nada se encaixa no tal cara, a não ser uma mistura de tudo e de todas as palavras já comentadas, encerro a busca e a minha memória que fique bem quietinha no seu lugar, nada mais de puf...
Aproveitando o fascinado, vem de fascinação, ato ou efeito de fascinar; forte atração por alguém ou por algo, encantamento, efeito desse olhar. De fascínio, poder de fascinar, de exercer forte atração, de encanto, sedução. Imensa lua cheia exerce um peso nos seus olhos; deslumbramento. Dois grandes olhos negros e misteriosos...
Minha filha sempre me fascinou pela maneira dela ser e de me enfrentar, pois é. Pai, vou para a Tailàndia, disse um tempo atrás. Ajeitou tudo e ainda emendou com o Vietnã e Camboja. Preocupação seria minha preocupação e da Edna. Só me restou dar uma mão nos preparativos e agora ela está em Bangkok e eu vendo fotos, boquiaberto. Algumas palavras nas legendas - Khaosan, Ayutthaya, Watyaichaimongkhol (só dar uma resmungada que todo mundo entende), Floating Market At Damnersaduak, Tiger Temple Wat Pa Luangtabua, "สงสารเสือมากๆ ถ้าเพื่อนต่างชาติไม่อยากมา ก็ไม่อยากมาหรอก ไม..., comidas estranhas podem ir no 62 Khaosan Road.
Até o final da viagem tem mais, muito mais, aí falaremos delas. Por enquanto hoje, vinte de um de treze, digo que olhando as fotos bate uma coisa que não sei dizer, nem tentarei saber o que é. Só pode ser de fé e de paixão pela filha que tenho!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui